• Home
  • News
  • Politica
  • Brasil
  • Futebol
  • Entretenimento
  • Bolsonaro
  Breanking News
Ministro do TCU diz que análise de fraude do INSS foi eficiente 2 minutos ago
Gleisi rebate fala de Bolsonaro sobre viagem de Lula e Janja à China 35 minutos ago
Bolsonaro solicita suspensão de audiências no STF alegando ausência de acesso a provas 1 hora ago
STF encerra votação no processo contra Carla Zambelli 2 horas ago
Primeira Turma do STF condena Zambelli a 10 anos de prisão e perda de mandato 2 horas ago
Bolsonaro quer adiar audiências por falta de acesso a provas 3 horas ago
URGENTE: Espanha nega novamente pedido do Brasil para extradição de Oswaldo Eustáquio 3 horas ago
🚨 AO VIVO: TRUMP FAZ ALERTA A CORRUPÇÃO NO BRASIL É O MAIOR DESAFIO DO BRASIL – TRUMP DUBLADO BR 3 horas ago
veja teaser e data de estreia do filme bíblico 3 horas ago
Boulos diz a Lula que desistiria de eleição de 2026 para ser ministro 3 horas ago
Vazamentos de Janja expõem possível traidor na comitiva de Lula 4 horas ago
STF DECISÃO IMPACTA FUTURO DA JUSTIÇA! 4 horas ago
Parlamentares reagem e avançam com proposta para limitar poder do STF 5 horas ago
🚨💼 RICO Explica na CPI o Jogo do Tigrinho: Entenda as Implicações Políticas! 5 horas ago
10 sinais de que você está em uma igreja tóxica O Fuxico Gospel – As principais notícias gospel 5 horas ago
Na CPI das Bets, Rico Melquíades joga e exibe lucro 5 horas ago
Girão aciona Senado contra Dino e Barroso por envolvimento político 6 horas ago
“CPI do INSS: Hugo Motta Tem Rabo Preso ou Está Sendo Perseguido?” 6 horas ago
Vietnã e Rússia selam parceria para construção de usinas nucleares 6 horas ago
Neymar inicia transição física e pode retornar na Copa do Brasil, contra o CRB 6 horas ago
Nikolas dispara indiretas para “Alexandre” em vídeo 7 horas ago
Andressa Urach desiste de ser pastora para ser celebrante de casamento gay O Fuxico Gospel – As principais notícias gospel 7 horas ago
Barroso sobre recurso de Ramagem: “Quando voltar, vou cuidar disso” 7 horas ago
Suspeita de vazamento abala comitiva presidencial na China 7 horas ago
Horas após passar mal, líder de direita de Portugal recebe alta 8 horas ago
Bate-cabeça no Senado: Randolfe entrega narrativa forçada de golpe pelo STF; VIDEO 8 horas ago
Oswaldo Eustáquio segue na Espanha após nova negativa de extradição 9 horas ago
Alex de Madureira celebra novo piso salarial de R$ 1.804 aprovado na Assembleia O Fuxico Gospel – As principais notícias gospel 9 horas ago
Fraude no INSS: sindicatos tentam retomar descontos em folha de aposentados 9 horas ago
Bolsonaro afirma que Trump apoiava sua reeleição: “Ele queria que eu ganhasse” 10 horas ago
Next
Prev

Pesquisadora defende parceria internacional para regular redes sociais

by Redação CN
janeiro 12, 2025
in Brasil
Pesquisadora defende parceria internacional para regular redes sociais
ADVERTISEMENT


O Brasil precisa se confederar a outros países para conseguir regular as plataformas de redes sociais, na opinião da pesquisadora Débora Salles, coordenadora universal de pesquisa do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federalista do Rio de Janeiro – Netlab. 

Em entrevista à Escritório Brasil, a doutora em Ciência da Informação analisa os impactos da decisão da empresa americana Meta de diminuir a moderação de mensagens potencialmente mentirosas ou ofensivas em suas plataformas. Para a profissional, as falas do fundador da empresa, Mark Zuckerberg, comprovam que as redes sociais podem sentenciar quais conteúdos serão produzidos e vistos por seus usuários, mas preferem não dar transparência a essas decisões.

Escritório Brasil: As redes sociais sempre foram consideradas lenientes na moderação de conteúdos prejudiciais. O que muda na prática com o proclamação da Meta? 

Ùltimasda Hora

Girão pede impeachment de Dino e Barroso por “atividade política”

“Homem mais tatuado do Brasil” exibe rosto após passar por sessão de remoção a laser

“A gente não ganha nenhuma com o Moraes”, diz Bolsonaro. Veja o vídeo

Débora Salles: Na prática, houve um proclamação de menor moderação de teor e a teoria, pelo que ele diz, é tentar diminuir a quantidade e a variedade de conteúdos que são removidos das plataformas. Primeiro tem uma coisa muito importante que está aí nas entrelinhas, que é a Meta admitindo que determina aquilo que a gente pode ou não pode ver nas suas redes sociais e que essa decisão não é transparente. Logo a gente está lidando com uma decisão arbitrária e a partir de agora os critérios vão ser menos rigorosos para a remoção de teor.

Pelo que ele [Mark Zuckerberg] fala, conteúdos Ilegais e obviamente criminosos vão continuar sendo removidos mas, em contrapartida, coisas que entram na seara de liberdade de frase, opiniões, questões mais subjetivas, a tendência é que isso continue no ar.

E a gente pode se preparar, eu acho, para um cenário de menor transparência, ao invés de mais transparência, o que, em alguma medida, a gente tinha expectativa que fosse melhorando. A Meta deixou simples que isso não deve sobrevir, pelo menos não no porvir próximo. 

Escritório Brasil: Ou seja, a Meta confirma as críticas que sempre foram feitas, de que eles têm poder para moderar teor com desinformação, por exemplo, mas não o fazem… 

Débora Salles: Sim. E também que existem várias ferramentas que eles poderiam usar para tentar melhorar a qualidade da informação nas plataformas. E que, na verdade não é uma limitação técnica, é muito mais uma questão de retorno de investimento e de objetivos de negócios.

Eles ganham muito e pretendem diminuir os custos sempre para lucrar mais. Logo quando eles reclamam da legislação europeia e das obrigações que a União Europeia colocou para as empresas, isso tudo gera dispêndio para eles, né? E ele [Zuckerberg] deixou simples que eles vão agir fortemente para tentar limitar a regulação em outros territórios, uma vez que no caso do Brasil.

Escritório Brasil: Por que é mais interessante pra essas empresas ter um envolvente do dedo menos regulado e menos transparente? 

Débora Salles: Tem algumas questões. A primeira delas é que é rentável manter a gente sisudo e engajado. Logo, quanto mais polêmica, quanto mais engajamento a gente tiver com o teor, melhor para eles. E a gente tende a polemizar, a ter mais controvérsia diante de conteúdos que são falsos ou que podem nos deixar indignados. Isso é interessante para a plataforma porque ela ganha quantia com a nossa interação, com a nossa presença ali.  

Quanto à transparência, é o caminho para a gente chegar a qualquer tipo de responsabilização. A gente fala de regulação, mas até para saber quais são os problemas a gente precisa de transparência. E as empresas vêm, há alguns anos, diminuindo as ferramentas que elas ofereciam para aproximação a dados e elas só oferecem essas ferramentas quando são obrigadas, uma vez que é o caso agora na Europa. A transparência incomoda, né? A gente entender porque e o que está sendo moderado ou recomendado dá munição pra sociedade mourejar melhor com os impactos dessas plataformas. 

Escritório Brasil: A Meta também decidiu fechar a parceria que tinha com organizações pra fazer a checagem e a moderação dessas informações e delegar aos usuários. Porquê você vê isso? 

Débora Salles: É muito complicado a gente manifestar que vai permanecer a missão dos usuários fazer essa moderação porque não tem transparência do que é feito com as denúncias. Logo, se eu vou no Instagram e falo que um post desrespeitando os termos de uso, não fica simples quem avalia, uma vez que avalia e se aquilo ali vai trespassar do ar ou não. É uma decisão arbitrária e que muitas vezes é ignorada, dificilmente alguma coisa sai do ar.

E as notas da comunidade, que é uma vez que ele {Zuckerberg] diz que vai comandar informações falsas, inspirado no que o X hoje oferece, é uma utensílio facilmente manipulável, pelo menos no X. Apesar de ser alguma coisa que poderia ser interessante, uma vez que a Wikipedia, que a comunidade vai lá e constrói o conhecimento, a gente vê, na verdade, uma vez que uma utensílio que em várias situações é sequestrada por aqueles que querem disseminar desinformação. E uma vez que não é alguma coisa orgânico, e não é alguma coisa transparente, a gente não sabe muito muito o que faz uma nota da comunidade ser aceita, nem sabe o que faz aquilo emplacar de verdade. Logo é dissemelhante do da checagem que a gente sabe uma vez que, por quem tá sendo feita, e quais são os procedimentos. E muitas dessas agências de checagem [que trabalham em parceria com a Meta] são dependentes dessas plataformas, do ponto de vista financeiro, não só porque o teor delas circula nessas plataformas, mas porque muitas tem financiamento direto por meio de programas de parceria.

Logo, sem incerteza, para essas agências vai ser um baque. E eu acho que pra integridade da informação das plataformas vai ser uma uma perda grande. A checagem não dá conta de tudo, mas sem incerteza é uma utensílio muito importante, mormente em momentos de crise, que você precisa ter aproximação à informação de qualidade. 

Escritório Brasil: E o que os posicionamentos da Meta, inclusive a reverência de se confederar ao governo Trump para pressionar contra a regulação em outros países, podem ter de consequência cá no Brasil? 

Débora Salles: Fica muito simples que se não for por meio de regulação, a gente não vai poder racontar com essas empresas para prometer segurança nas plataformas. Eu acho que a regulação da Europa tem se mostrado possante em alguns pontos, mas ainda deficitária em outros. Ela não é a projéctil de prata que vai resolver todos os nossos problemas, mas ela é sem incerteza, um marco que deveria nos inspirar. Porque ficou explícita a vontade de usar o poder dessas plataformas, que são mais poderosas do que muitos países, e o poder do próprio Governo dos Estados Unidos, para prometer a não regulação.

E é alguma coisa que a gente precisa se perguntar: por que tanta vontade de não regular, quando a gente está vendo na Europa que não virou repreensão? Ninguém na Europa está dizendo que não pode mais falar o que pensa. Na verdade, a gente está vendo, pela primeira vez, o que é tirado do ar, e porque é tirado do ar. Que tipo de utensílio a plataforma usa para tirar do ar, uma vez que as pessoas podem reclamar de qualquer tipo de ação que elas sofreram ali dentro. A gente não está vendo em momento qualquer na Europa o termo da liberdade de frase. Logo esse argumento é retórico. Ele não tem lastro na veras.

Acho que a gente vê de alguma forma um alinhamento no oração dessas empresas e de atores políticos que estão tentando confundir um pouco as coisas. Falar de liberdade de frase sem falar na garantia de direitos é complicado. E se a gente não tem transparência, a gente não consegue prometer recta nenhum ali naqueles espaços. Logo acho que a gente pode se preparar para uma resistência muito feroz dessas empresas a qualquer iniciativa que atribua responsabilidade a elas, seja pelo teor orgânico ou pela publicidade. 

Escritório Brasil: Cá no Brasil, as redes sociais da Meta são as que tem a maior penetração. Considerando isso, você acha provável alguma ação coercitiva, uma vez que aconteceu no caso da suspensão do X? 

Débora Salles: É muito complicado, porque as pessoas, em universal, faz segmento de uma vez que elas fazem relações públicas e as plataformas têm os usuários do seu lado. Os usuários não querem permanecer sem Instagram. Logo você tirar um Instagram do ar não é tão fácil quanto tirar o Twitter. Eu acho também que permanecer tirando as plataformas do ar não é o que vai resolver o problema. A gente vai precisar de muita força institucional e talvez só o Brasil não vai ter essa força sozinho. A gente talvez precise falar de América Latina para conseguir fazer frente essas plataformas, porque elas juntas são mais poderosas do que um Estado-Região hoje em dia.

Escritório Brasil: E o que é provável fazer, considerando essas tendências? 

Débora Salles: A gente precisa fabricar critérios vinculativos de transparência e de responsabilidade para essas empresas que estão atuando no Brasil. Fabricar esses critérios, essas obrigações é principal. E a gente precisa de uma movimentação institucional muito possante para conseguir fazer frente a isso, e pedir aproximação a dados, pedir por direitos dos usuários, que hoje em dia ficam à mercê dessas empresas. Às vezes, as pessoas excluídas de uma plataforma de forma errada e não podem fazer muita coisa, por exemplo. E também fabricar parâmetros para que elas se responsabilizem de forma mais contundente,  porque atualmente nem com a publicidade existe um zelo. Tem crimes sendo cometidos nessas plataformas e gerando receita para elas, portanto a gente precisa responsabilizar certas situações que acontecem diariamente nesses ambientes e que ainda não tem consequências.

A gente vê que o padrão europeu funcionou porque ele não foi feito por países individualmente. Imagina somente a Espanha, ou Portugal…São dezenas de milhares de pessoas e isso não faz verão. Mas quando você coloca a Europa inteira enquanto conjunto pleiteando alguma coisa, tem muito peso.

Sem incerteza, o Brasil é um país enorme, um mercado muito relevante, mas do ponto de vista institucional, não tem tanta força. Logo a gente se unir com outros países da América Latina, por exemplo, pode ser um caminho, porque enquanto conjunto a gente ganha mais força. E as plataformas agem em blocos quando precisam. Na tramitação do PL 2630, existia uma campanha em que todas elas se envolveram, para prometer que o PL não fosse para frente. Logo acho que a gente precisa fazer alianças, talvez transnacionais.

A Meta foi procurada para se posicionar a reverência das críticas mas não respondeu à reportagem. 

Next Post
María Corina Machado agradece Donald Trump por “apoio inabalável”

María Corina Machado agradece Donald Trump por “apoio inabalável”

Site petista acorda, condena tese absurda do STF em relação ao 08/01 e aponta o verdadeiro “monstro” (veja o vídeo)

Site petista acorda, condena tese absurda do STF em relação ao 08/01 e aponta o verdadeiro “monstro” (veja o vídeo)

Profissões do futuro: tecnologias lideram as tendências no mercado de trabalho

Profissões do futuro: tecnologias lideram as tendências no mercado de trabalho

Leave Comment
Currently Playing

🛑 GIRO DE NOTICIAS: BOLSONARO REAGE AO GOLPE NO INSS E LANÇA ALERTA AO BRASIL! #bolsonaro #política

🛑 GIRO DE NOTICIAS: BOLSONARO REAGE AO GOLPE NO INSS E LANÇA ALERTA AO BRASIL! #bolsonaro #política

00:00:00

🚨 AO VIVO: TRUMP MANDA RECADO QUENTE PARA O IRÃ SOBRE A GU3RR4 NUCLE4R- TRUMP DUBLADO BR

01:43:35

STF DECISÃO IMPACTA FUTURO DA JUSTIÇA!

00:11:59

“CPI do INSS: Hugo Motta Tem Rabo Preso ou Está Sendo Perseguido?”

00:06:02

🚨 VIRGINIA TEM BRIGA FEIA COM SENADORA E AGORA O QUE VAI ACONTECER?! #política

00:07:03

🚨 TRUMP EM ALERTA: CORRUPÇÃO NO BRASIL É O MAIOR DESAFIO DO BRASIL - TRUMP DUBLADO BR #bolsonaro

01:01:48

🔥 CLEITINHO MANDOU UM FORTE RECADO NO MEIO DA CPI DAS BETS! #política

00:08:38

URGENTE! NIKOLAS PEDE A CPI DO INSS E LUTA PELA ANISTIA!

00:03:07

🔥 GIRÃO NÃO SABIA O QUE DIZER DEPOIS DA RESPOSTA IMPACTANTE DE VIRGINIA!

00:02:31

🔥 SENADOR EXPÕE FARSA E ENFRENTA OS MINISTROS DO STF! 🇧🇷💥

00:07:33

🚨 VIRGINIA TEM BRIGA FEIA COM SENADORA,PODE PREJUDICAR O PAÍS COM A PROPAGANDA DE BETS! #política

00:12:16

🚨 POLÊMICA: CLEITINHO FALOU NA CARA DA VIRGINIA O QUE POUCOS TÊM CORAGEM SOBRE AS BETS!

00:07:40

🔴 SENADOR CLETINHO EXPÕE HUGO MOTTA E FAZ DESABAFO ASSUSTADOR! 😱💥

00:07:48

Notícias em Tempo Real

Americanas tem prejuízo de R$ 496 milhões no 1 º trimestre
Entretenimento

Americanas tem prejuízo de R$ 496 milhões no 1 º trimestre

by Redação CN
maio 15, 2025

No mesmo período do ano anterior, a rede havia registrado lucro de R$ 453 milhões A Americanas divulgou na 4ª...

Read moreDetails
Girão pede impeachment de Dino e Barroso por “atividade política”
Brasil

Girão pede impeachment de Dino e Barroso por “atividade política”

by Redação CN
maio 15, 2025

Nesta terça-feira (13), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) criticou a participação do ministro Flávio Dino em uma lição magna na...

Read moreDetails
Possível esquema de corrupção surge em ministério de ex-governador petista
Politica

Possível esquema de corrupção surge em ministério de ex-governador petista

by Redação CN
maio 15, 2025

Um programa do Ministério do Desenvolvimento Social para repartir cisternas a famílias carentes concentra R$ 640,1 milhões, 85% da verba...

Read moreDetails
Surge o “dedo-duro” da comitiva de Lula, o principal suspeito de vazar conversas de Janja
Politica

Surge o “dedo-duro” da comitiva de Lula, o principal suspeito de vazar conversas de Janja

by Redação CN
maio 15, 2025

Quando se trata de PT, é serpente engolindo serpente. Eles se toleram, mas ninguém confia em ninguém. Lula demonstrou muita...

Read moreDetails
Nova revelação sobre o INSS: Uma “violação à dignidade da pessoa humana”
Politica

Nova revelação sobre o INSS: Uma “violação à dignidade da pessoa humana”

by Redação CN
maio 15, 2025

O senador Izalci Lucas (PL-DF) criticou o resultado financeiro Meu INSS Vale+, que é uma novidade modalidade de consignação desenvolvida...

Read moreDetails
“Homem mais tatuado do Brasil” exibe rosto após passar por sessão de remoção a laser
Brasil

“Homem mais tatuado do Brasil” exibe rosto após passar por sessão de remoção a laser

by Redação CN
maio 15, 2025

Os resultados da quarta sessão de laser para remover tatuagens no rosto foram compartilhados nas redes sociais por Leandro de...

Read moreDetails
Tchéquia: Um Destino Repleto de História, Cultura e Belezas Naturais
News

Tchéquia: Um Destino Repleto de História, Cultura e Belezas Naturais

by Redação CN
maio 15, 2025

Praga, 14 de maio de 2025 – A República Tcheca, conhecida popularmente uma vez que Tchéquia, é um país que...

Read moreDetails
Não precisa correr, diz presidente do INSS sobre ressarcimentos
News

Não precisa correr, diz presidente do INSS sobre ressarcimentos

by Redação CN
maio 15, 2025

Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (14), o presidente do Instituto Pátrio do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Jr., garantiu...

Read moreDetails
Estarrecedor! Barroso escancara a intervenção do governo Biden nas eleições brasileiras (veja o vídeo)
Politica

Estarrecedor! Barroso escancara a intervenção do governo Biden nas eleições brasileiras (veja o vídeo)

by Redação CN
maio 15, 2025

Não se trata de revelar o FATO em si – a interferência do governo Biden no pleito brasílio já é conhecida...

Read moreDetails
Jovem Lucca entra no fim, marca gol de empate contra o Libertad e classifica o São Paulo para as oitavas da Libertadores
Futebol

Jovem Lucca entra no fim, marca gol de empate contra o Libertad e classifica o São Paulo para as oitavas da Libertadores

by Redação CN
maio 15, 2025

Para prometer o primeiro lugar do grupo, o São Paulo, que está invicto a 14 jogos na Libertadores, precisa vencer...

Read moreDetails
“Bessias” sai em socorro de Moraes na Espanha e sofre vexatória derrota
Politica

“Bessias” sai em socorro de Moraes na Espanha e sofre vexatória derrota

by Redação CN
maio 15, 2025

A situação da questão da extradição do jornalista Oswaldo Eustáquio, está ficando cada vez mais vexatória para o estado brasílio....

Read moreDetails
Randolfe debate com Flávio e admite a “farsa” na narrativa de golpe (veja o vídeo)
Politica

Randolfe debate com Flávio e admite a “farsa” na narrativa de golpe (veja o vídeo)

by Redação CN
maio 15, 2025

O sistema estremece e começa a desancar cabeça. O líder do governo no Senado, Randolfe Rodrigues, em debate com o...

Read moreDetails
  • Home
  • News
  • Politica
  • Brasil
  • Futebol
  • Entretenimento
  • Bolsonaro
No Result
View All Result
  • Home
  • News
  • Politica
  • Brasil
  • Futebol
  • Entretenimento
  • Bolsonaro

Portal de Noticias da Política no Brasil - 2017 CopyRight - @crente.news