Depois a vitória de Fernanda Torres no Mundo de Ouro por sua atuação no filme Ainda Estou Cá, surgiu nas redes sociais a incerteza sobre se a atriz brasileira teria de remunerar qualquer tipo de imposto para entrar no Brasil com o prêmio.
A resposta é “não”. Ao contrário da polêmica que surgiu durante as Olimpíadas de Paris, em 2024, não há nenhum tributo que Torres precisará remunerar para entrar no Brasil com seu Mundo de Ouro em 2025.
Um dos motivos é que, diferentemente dos Jogos Olímpicos, o Mundo de Ouro não oferece nenhuma premiação em quantia. Os atletas que conquistaram medalhas em Paris chegaram a receber prêmios de R$ 350 milénio em caso de vitória.
Publicidade
Já o Mundo de Ouro consiste unicamente em um troféu, feito de mármore e zinco, e banhado a ouro 24 quilates. O preço estimado é de 800 dólares (tapume de R$ 4,8 milénio).
Mesmo que o valor fosse maior, o governo brasílio isenta de tributos, devido à Lei 11.488 de 2007, troféus, medalhas e “objetos comemorativos recebidos em eventos culturais, científicos e esportivos realizados no exterior”.
Na noite de domingo (5/1), Torres se tornou a primeira atriz brasileira a receber o Mundo de Ouro de “Melhor Atriz em Filme de Drama” por sua atuação em Ainda Estou Cá, do diretor Walter Salles.
Ainda Estou Cá nas premiações
O filme Ainda Estou Cá estreou internacionalmente no Festival de Veneza de 2024, um dos mais prestigiados do mundo. Na ocasião, fez secção da seleção solene e garantiu o prêmio de Melhor Roteiro.
Na campanha para a indicação do longa ao Oscar, Fernanda Torres foi agraciada porquê Melhor Atriz Estrangeira pela Critics Choice Association no Celebration of Latino Cinema & Television.
Ou por outra, Ainda Estou Cá segue porquê potente candidato à categoria de Melhor Filme Internacional, já que foi incluído na lista de 14 filmes feita pela Ateneu de Artes e Ciências Cinematográficas. Os 10 filmes escolhidos para concorrer na cerimônia principal serão anunciados em 17 de janeiro.
Manancial/Créditos: Metrópoles
Créditos (Imagem de capote): Rich Polk/GG2025/Penske Media via Getty Images