Um novo filme fundamentado nos três primeiros capítulos do livro bíblico de Daniel está em produção e tem lançamento previsto para 2026. A obra é dirigida pelos irmãos Daniel e Matthew Kooman e foi viabilizada por meio de uma campanha de financiamento coletivo que arrecadou 1,2 milhão de dólares.
Intitulada “Daniel”, a produção pretende retratar a chegada de Daniel e seus amigos Sadraque, Mesaque e Abednego à Babilônia durante o exílio judaico, sua subida no governo do rei Nabucodonosor e o incidente da fornalha ardente. “Enfrentando o risco a cada passo, a história chega ao orgasmo na fornalha ardente, onde eles serão chamados a fazer o sacrifício final e determinar de uma vez por todas se estão dispostos a tutorar a verdade, mesmo diante da morte certa”, informa o site solene do filme.
Fidelidade bíblica
Em entrevista ao The Christian Post, o cineasta Daniel Kooman afirmou que a produção tem o compromisso de permanecer leal ao relato bíblico. “Temos um hebraísta que revisou o roteiro e disse que era o mais preciso de todos os filmes que eles haviam revisado”, destacou.
Segundo ele, teólogos e historiadores bíblicos participaram da elaboração do roteiro, assegurando a fidelidade do teor ao texto original das Escrituras. O objetivo, de harmonia com o diretor, é incentivar o público ao estudo profundo da Bíblia: “Nosso objetivo é que as pessoas tenham lazeira da Vocábulo e realmente entrem no livro de Daniel e no resto da Bíblia. Isso seria uma vitória incrível.”
Produção guiada pela fé
Daniel Kooman também ressaltou que a equipe por trás do projeto é composta por cristãos comprometidos e que a direção do filme está sendo guiada pelo Espírito Santo. “Eu não acho que você pode fazer uma história bíblica sem o Espírito Santo. Isso influencia tudo, do roteiro à tela. Temos uma equipe onde muitas pessoas são cheias do Espírito”, afirmou.
Para o cineasta, produções anteriores que falharam na adaptação de textos bíblicos erraram por não serem conduzidas com reverência às Escrituras. “O fracasso de outros filmes bíblicos que foram lançados é que eles não foram feitos por cristãos e não foram feitos com uma honra ao texto.”
Demanda crescente por teor bíblico
A motivação para a produção de Daniel, segundo Kooman, está alinhada a uma crescente demanda do público cristão por filmes com base bíblica. “Estamos desenvolvendo o filme ‘Daniel’ há alguns anos porque sabemos há muitos anos que os filmes bíblicos são realmente o que o público cristão está procurando”, explicou.
A campanha de crowdfunding superou as expectativas e, segundo o diretor, o engajamento se deve ao libido das pessoas de verem representações fiéis das Escrituras nas telas. “Agora está realmente se tornando provável e as pessoas podem fazer segmento disso, isso realmente levou o crowdfund a alturas incríveis.”
Gravações e planos futuros
As filmagens estão programadas para iniciar em setembro e ocorrerão na Índia. A escolha do sítio, conforme relatado pelo diretor, foi feita por sua semelhança visual com a antiga Babilônia. “A Índia realmente combina com a ar de porquê a antiga Babilônia teria sido, com base em desenhos e relatos históricos.”
O filme é o primeiro de uma série planejada. Kooman revelou que o projeto visa conciliar gradualmente todo o livro de Daniel. “Na verdade, leste é somente o primeiro de uma série de filmes de ‘Daniel’ que queremos fazer, focando em alguns capítulos de cada vez, para que possamos realmente reprofundar no texto.”
O diretor fez um apelo ao público cristão para estribar a obra, tanto financeiramente quanto na divulgação. “Se os cristãos quiserem ver mais desses tipos de filmes, elas precisam nos estribar. Vamos fazer campanhas para que igrejas e grupos de jovens reservem um cinema”.
https://goodprime.co/daniel-teaser-data-estreia-filme-biblico-127678/ / Natividade/Créditos -> Folha Gospel