O publicitário Sidônio Palmeira irá chefiar a Secretaria de Notícia da Presidência da República (Secom), em substituição a Paulo Pimenta, que anunciou nesta terça-feira (7) sua saída do incumbência.
Atuante há décadas em campanhas políticas, incluindo a vitoriosa eleição de Lula em 2022, e a de políticos baianos do PT, porquê Rui Costa e Jacques Wagner, Palmeira disse que uma das linhas de trabalhos será tornar a informação do governo federalista mais do dedo.
“É importante também que a gestão não seja analógica, que comunique porquê as pessoas estão sendo atendidas, sei lá, na extensão de saúde, é importante que comunique, numa segmento de vacinação, por exemplo, que as pessoas saibam onde é para se vacinar e tudo. Isso é uma forma de informação que muitas vezes não sai somente cá da Secom. Pode transpor também de um aplicativo”, afirmou, em seguida ser anunciado novo ministro da Secom.
“Tem uma reparo também, na segmento do dedo, que as pessoas colocam, alguns dizem assim: ‘que é analógico’ [o modelo de comunicação do governo]. Acho que a gente precisa evoluir nisso. Já é um início, mas precisa ter uma evolução. E é importante, isso é papel do governo, [o de] orar. É um papel e uma obrigação do governo orar o que foi feito. E também até para as pessoas poderem usufruir dos feitos do governo”, acrescentou.
A posse está marcada para próxima semana no Palácio do Planalto.
Segundo Palmeira, sua gestão pode ser considerada um “segundo tempo” da informação governamental. “O governo fez muito durante esse período, esses dois anos, e leste é o nosso duelo”, acrescentou o publicitário, que garantiu ainda que terá uma relação próxima com a prensa.
Primeira experiência
Sidônio Palmeira também disse que será a primeira vez que trabalhará na gestão de um governo. “Sou uma pessoa que nunca trabalhou em governo, logo venho, assim, da iniciativa privada”, afirmou.
O novo ministro rejeita ainda o título de “marqueteiro”. “Sou publicitário. Alguns chamam de marqueteiro. Eu não paladar muito do termo ‘marqueteiro’, porque fica parecendo que a gente vai transformar qualquer coisa no melhor, mas não é isso. Acho que a gente tem que propalar as características”, disse.
A Secom é o órgão responsável por formular e implementar a política de informação e divulgação social do Poder Executivo federalista, promover a relação do governo federalista com a prensa, formular e implementar ações para aproximação à informação, treino de direitos e combate à desinformação, entre outras ações.
* Com informações de Pedro Rafael Vilela