Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, se encontraram neste domingo (17), no Rio de Janeiro, às vésperas da cúpula do G20. Um dos principais temas discutidos foi a atuação da Enel, principalmente no estado de São Paulo, que tem enfrentado problemas recorrentes no fornecimento de robustez.
De harmonia com informações do governo brasílico, ambos concordaram sobre a “urgência de avanços na melhoria do serviço prestado pela empresa”. As falhas mencionadas incluíram episódios ocorridos em novembro de 2022 e outubro deste ano, que geraram críticas à concessionária.
Lula explicou as prioridades da presidência brasileira no G20 e convidou Meloni para, em seguida sua participação no G20, fazer uma novidade visitante em um porvir próximo ao Brasil, promovendo um encontro empresarial entre os dois países.
A primeira-ministra Meloni lembrou que são 800 milénio cidadãos italianos e 30 milhões de descendentes de italianos no Brasil, e, com isso, essa sua primeira viagem à América Latina não esgota a urgência de uma novidade visitante ao Brasil.
Meloni disse que as empresas italianas tem planos de investir no Brasil 40 bilhões de euros, e falou sobre atualização dos acordos de parceria e cooperação econômica entre os dois países. Outrossim, ela mencionou a prestígio de modernizar os acordos de parceria econômica e cooperação entre os dois países.
O encontro contou com a presença de ministros brasileiros de diversas áreas, porquê Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Herdade) e Rui Costa (Morada Social). Celso Amorim, assessor próprio da Presidência, também participou da conversa.
Lula usou o dia para realizar outras reuniões bilaterais. Ele conversou com Ursula von der Leyen, presidente da Percentagem Europeia, e líderes de países porquê França, Turquia, África do Sul e Malásia. Veja fotos aquém!