O coche que explodiu na Rossio dos Três Poderes na noite desta quarta-feira (13), pertencia a Francisco Wanderley Luiz, proveniente de Santa Catarina. Uma hora antes da explosão, ele fez uma publicação nas redes sociais com ataques ao Supremo Tribunal Federalista (STF), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos presidentes das duas Casas do Congresso Pátrio.
Em seu perfil no Facebook, Luiz reproduzia teorias conspiratórias anticomunistas porquê o QAnon. Em 2020, Luiz foi candidato a vereador em Rio do Sul (SC) pelo PL, partido hoje do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Acredita-se que ele seja também o morto que foi encontrado próximo ao STF. As autoridades ainda não confirmaram a identidade do varão.
Publicidade
O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que presidiu a sessão do plenário da Câmara no momento das explosões informou que um drone caiu nas proximidades da Moradia de Leis. Ainda segundo ele, há suspeita de que o sujeito tenha circulado pelas dependências do Congresso, mas essa informação ainda não foi confirmada pelo Departamento de Polícia Legislativa (Depol)
– Eles (integrantes da segurança da Câmara) estão buscando essa informação, estão procurando saber se essa suspeita é ou não real. Eles estão checando as entradas das pessoas, imagens”, disse Sóstenes. “Eles estão para confirmar ou não essa informação – disse o deputado.
*AE