Presos do Presídio Nelson Hungria, no Multíplice Penitenciário de Gericinó, fizeram, no último domingo, um policial penal refém em uma tentativa de fuga da unidade prisional. A ação ocorreu enquanto um detento simulava precisar de atendimento médico. O movimento foi contido pela equipe da unidade, e o policial penal não foi ferido.
Segundo fontes da Secretaria estadual de Gestão Penitenciária (Seap), o policial penal chegou a ser atado em uma das celas. Os presos ainda atearam queimação em objetos e tentaram obstruir a ingresso dos policiais na galeria. Para tentar impedir um estrago maior, os agentes iniciaram uma ação de resposta rápida para resgatar o policial penal. Os agentes teriam feito alguns disparos ara pressionar os detentos a liberarem o policial.
De contrato com a Seap, a ação foi feita por cinco presos que ocupavam o setor de seguro, uma extensão reservada a custodiados que precisam permanecer isolados.
Publicidade
Três dos presos foram transferidos para a Penitenciária Laércio da Costa Pellegrino (Bangu 1), unidade de segurança máxima, e os demais ficaram em isolamento do Presídio Nelson Hungria. Segundo a pasta de Gestão Penitenciária, todos vão responder a procedimento administrativo disciplinar.
Créditos (Imagem de revestimento): Presos do Multíplice de Gericinó fazem policial penal refém em tentativa de fuga — Foto: Fabio Rossi / Filial O Mundo / 11-05-2023