A segunda lanço do Examinação Vernáculo do Ensino Médio (Enem) ocorre neste domingo (10) em 1.753 municípios, com aproximadamente 10 milénio locais de emprego. Mais de 4,3 participantes tiveram a matrícula confirmada. Neste dia, os participantes fazem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, que envolvem conteúdos de química, física e biologia; e matemática e suas tecnologias.
O horário das provas segue o fuso de Brasília, com orifício dos portões às 12h e fechamento às 13h. O início das provas está previsto para 13h30, e término às 18h30. Quem mora em cidades com fuso dissemelhante, precisa permanecer sengo. Os participantes terão que responder 45 questões de múltipla escolha em cada superfície do conhecimento em até cinco horas.
O lugar de prova dos participantes é o mesmo do primeiro dia de emprego, quando foram aplicados os testes referentes às seguintes áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias. Ele pode ser conferido no Cartão de Confirmação de Letreiro do Enem, disponível na Página do Participante.
Apesar de não ser obrigatório, o Instituto Vernáculo de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os inscritos levem o cartão de matrícula para prometer que os acessos aos locais estejam corretos.
Faltei ao primeiro dia, e agora?
Quem não compareceu ao primeiro dia de emprego, em 3 de novembro, pode fazer as provas do segundo dia. O comparência independe de justificativa para a exiguidade. O participante que tiver faltado por problemas logísticos, no entanto, terá recta à reaplicação do revista do primeiro dia, mediante solicitação.
O comparência no segundo dia, apesar da falta no primeiro, também pode ser vantajoso para quem foi beneficiado pela isenção da taxa de matrícula. Isso porque o edital prevê que candidatos ausentes nos dois dias de emprego somente poderão pleitear novidade isenção se apresentarem uma justificativa válida no momento da novidade matrícula, no ano seguinte.
Os participantes que fizerem unicamente as provas do segundo dia e não tiverem justificativa para solicitar reaplicação não poderão usar os resultados em programas porquê o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou em processos seletivos de faculdades. A nota servirá unicamente para autoavaliação.
Edição: Martina Medina