O Governo de Minas Gerais decretou emergência sanitária bicho nesta terça-feira (27), posteriormente a confirmação de um caso de gripe aviária em aves ornamentais em um sítio na região Metropolitana de Belo Horizonte. A medida foi publicada no Quotidiano Solene do Estado e tem porquê objetivo ampliar as ações de prevenção, contenção e enfrentamento da doença.
Segundo a Secretaria de Estado de Lavradio, Pecuária e Fornecimento (Seapa) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o caso foi confirmado na segunda-feira (26). Apesar do registro, a produção avícola no estado segue sem alterações ou prejuízos até o momento.
“A medida visa prometer todas as ações de prevenção, contenção e enfrentamento à doença, incluindo a eventual mobilização de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros”, informou o governo mineiro em nota solene.
Histórico recente da gripe aviária em Minas Gerais
Levante não é o primeiro incidente relacionado à gripe aviária em Minas. Em 2023, um pato de vida livre foi diagnosticado com Influenza Aviária de Baixa Patogenicidade (H9N2), uma versão considerada pouco perigosa e sem risco para humanos, conforme informaram as autoridades à idade.
Medidas integram projecto pátrio de contingência
As ações anunciadas por Minas fazem secção do Projecto de Contingência da Influenza Aviária de Subida Patogenicidade (IAAP), estabelecido em 2022 por tratado entre União, estados e o setor produtivo posteriormente o progressão da doença na América do Sul. O foco principal das medidas inclui vigilância em granjas, instrução sanitária e atuação rápida em áreas afetadas.
O governo estadual reforçou que a transmissão para humanos é rara, ocorrendo somente em situações de subida exposição viral ou isenção baixa. Também foi engrandecido que:
“A Influenza Aviária não é transmitida pelos vitualhas, desde que esses sejam muito cozidos”, diz o transmitido solene.
Descarte de ovos porquê medida preventiva
Uma vez que secção do protocolo de controle, em 17 de maio, o governo mineiro anunciou o descarte de 450 toneladas de ovos, destinados à fecundação e geração de aves. A medida tem caráter preventivo. Todos os materiais que tiveram contato com possíveis produtos contaminados serão destruídos conforme os protocolos sanitários.
Segundo as autoridades, os ovos vieram de uma granja mercantil em Montenegro (RS), onde o Ministério da Lavradio e Pecuária (Planta) confirmou a presença do vírus no dia 15 de maio. O incidente motivou o reforço das ações de vigilância e controle em Minas Gerais.
Manadeira/Créditos: Contra Fatos
Créditos (Imagem de envoltório): Reprodução
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/minas-gerais-decreta-emergencia-sanitaria-apos-confirmacao-de-gripe-aviaria/Manadeira/Créditos -> Aliados Brasil Solene