O deputado federalista Guilherme Boulos (PSOL-RJ) está tão disposto a ser ministro do governo Lula (PT) que teria sinalizado ao presidente que topa furar mão de se candidatar às eleições de 2026 para permanecer no eventual incumbência até a peroração da gestão petista, no término do próximo ano. É o que aponta apuração do colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles.
O psolista é cogitado uma vez que substituto de Márcio Macedo (PT), atual ministro-chefe da Secretaria-Universal da Presidência, que deve ser remanejado para a presidência do Ibama.
A teoria é de que a atuação de Boulos junto aos movimentos sociais possa ajudar o governo, além de seu desempenho nas redes sociais, que é justamente um dos pontos fracos da gestão petista.
Acontece que, caso fosse se candidatar às eleições do próximo ano, Boulos teria que deixar o posto na Esplanada dos Ministérios já em abril de 2026. Lula, porém, quer evitar mais trocas e está em procura de um ministro que permaneça até o término de sua gestão.
Segmento dos petistas resistem à teoria de tirar o ministério das mãos do partido para entregar ao PSOL. Escolher Boulos também é uma possibilidade que desagrada secção das lideranças do Centrão.
Para aliados, Lula “resgatou” Boulos politicamente em seguida a perda nas eleições municipais de São Paulo no último ano. Também argumentam que a presença de Boulos poderia sobressair uma partilha entre movimentos sociais.
Natividade/Créditos: Pleno News
Créditos (Imagem de revestimento): Foto: PR/Ricardo Stuckert
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/boulos-diz-a-lula-que-desistiria-de-eleicao-de-2026-para-ser-ministro/Natividade/Créditos -> Aliados Brasil Solene