O site Metrópoles conseguiu ouvir uma funcionária do “Careca do INSS”, principal operador do esquema fraudulento. Sob anonimato, ela revelou porquê funcionava o “SAC da fraudes”, serviço de call center usado pelas entidades envolvidas na farra para enganar os aposentados.
“Segundo a funcionária, em várias ligações, os idosos diziam que tinham as aposentadorias descontadas há muito tempo, mas não haviam assinado nenhum contrato. Muitos desses descontos eram identificados pelos filhos dos aposentados.
‘A gente tinha que falar para eles que [o processo de filiação] era feito por links de WhatsApp, ligações de telemarketing ou eles mesmos devem ter aceitado na hora que foram contratar a aposentadoria’, conta a funcionária. ‘Mas eles não sabiam, e a gente também que trabalhava lá, nem sabia que isso era uma fraude’, completa.
Até a Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federalista (PF) em 23 de abril, ela trabalhava para as operadoras de telemarketing Callvox e Truetrust Call Center, que funcionavam no mesmo prédio em Brasília e tinham centenas de funcionários. Boa secção deles foi contratada no término de 2023, período que coincide com o auge da farra dos descontos.”
Essa revelação de que grande secção dos funcionários foi contratada no final de 2023 é extremamente relevante, pois denota que o esquema tomou proporções monumentais, atingindo cifras bilionárias, durante o atual governo.
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