Reunião com a plataforma chinesa vai apresentar planejamento brasiliano para substanciar linhas de transmissão de vontade
O ministro de Minas e Vontade, Alexandre Silveira, vai se reunir na 3ª feira (13.mai.2025) para alinhar um investimento de R$ 50 bilhões do TikTok na construção de data centers no Ceará.
Em conversa com jornalistas na China, Silveira disse que os governos federalista e estadual estão trabalhando para substanciar as linhas de transmissão no Estado para viabilizar o investimento. A teoria é aprimorar o escoamento de vontade até o Porto de Peçém.
O ministro explicou que o Ceará foi escolhido pela plataforma chinesa por culpa do seu potencial de produção de vontade limpa e renovável. Por uma questão de compliance, a vontade para o uso de data centers e IA (perceptibilidade sintético) chineses não pode ser fóssil.
Os investimentos para substanciar as linhas de transmissão também fazem segmento do planejamento do governo para lançar a política vernáculo para implementação e atração de data centers no Brasil.
Uma vez que mostrou o Poder360, o governo pretende apresentar essa política ainda no 1º semestre de 2025.
A procura por parceiros não se limita aos chineses. No início de maio, o ministro da Quinta, Fernando Haddad, viajou aos Estados Unidos para se reunir com investidores e representantes de big techs do Vale do Silício.
A estimativa do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Transacção e Serviços é que as regras para a instalação de data centers atraiam murado de R$ 2 trilhões em investimentos para os próximos 10 anos.
https://www.poder360.com.br/poder-china/silveira-negociara-investimento-de-r-50-bi-do-tiktok-no-ceara/ / Natividade/Créditos -> Poder 360