A mineradora canadense Lundin Mining anunciou que a Vicuña Corp., uma joint venture formada com a gigante BHP, concluiu novas estimativas de recursos minerais para os depósitos de Filo del Sol e Josemaria, localizados no região de Vicuña, na fronteira entre Chile e Argentina.
De harmonia com a companhia, que também opera no Brasil, Chile, Portugal e Estados Unidos, os projetos somam uma das maiores concentrações de cobre, ouro e prata já identificadas no mundo.
Números da Invenção Impressionam
- Cobre: 13 milhões de toneladas (Mt) em recursos medidos e indicados (M&I), além de 25 Mt em recursos inferidos;
- Ouro: 32 milhões de onças (Moz) em M&I e 49 Moz em inferidos;
- Prata: 659 Moz em M&I e 808 Moz em inferidos.
Segundo Jack Lundin, presidente e CEO da Lundin Mining, essa é “a maior invenção greenfield de cobre nos últimos 30 anos”. O executivo também destacou o cocuruto texto mineral dos depósitos, o que permitirá uma exploração mais eficiente e rentável já nos primeiros anos de operação.
Projeto Conta com Depósitos de Basta Texto e Investimento Otimizado
O projeto contempla ainda uma estrato de óxido de cobre na superfície, que possibilita investimentos iniciais menores.
- O repositório Filo del Sol conta com um núcleo de mais de 600 Mt a 1,14% de cobre equivalente (CuEq);
- O repositório Josemaria apresenta muro de 200 Mt a 0,73% CuEq.
Além da grandeza dos números já confirmados, a Lundin destacou o simples potencial de expansão da extensão. Novas perfurações indicam perpetuidade da mineralização, principalmente na zona Flamenco, ao sul de Filo del Sol.
Impactos no Mercado e Próximos Passos
A invenção fez os recursos minerais atribuíveis à Lundin Mining saltarem expressivamente:
- Aumento de 29% nos recursos medidos e indicados de cobre;
- Desenvolvimento de 650% nos recursos inferidos.
A empresa planeja propalar um relatório técnico integrado no primeiro trimestre de 2026, que delineará os próximos passos para o desenvolvimento do multíplice de mineração conjunto.
“Estamos ansiosos para progredir em Vicuña com nosso parceiro e gerar valor de longo prazo para nossos stakeholders”, concluiu Jack Lundin.
Nascente/Créditos: Contra Fatos
Créditos (Imagem de envoltório): Divulgação
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/mineradora-anuncia-maior-deposito-de-ouro-prata-e-cobre-do-mundo-saiba-onde-fica/Nascente/Créditos -> Aliados Brasil Solene