Um juiz federalista determinou que o governo Lula (PT) e o Instituto Pátrio do Seguro Social (INSS) se pronunciem em até 48 horas sobre as irregularidades em descontos na folha de pagamento de aposentados. A decisão foi proferida pelo juiz Waldemar Claudio de Roble, da 14ª Vara Federalista Cível da Seção Judiciária do Província Federalista, nesta quarta-feira (7).
A ordem judicial foi emitida no contexto de uma ação popular movida pelo deputado federalista Nikolas Ferreira (PL-MG) e pelo vereador Guilherme Kilter (Novo), de Curitiba (PR), contra a União e o Instituto Pátrio do Seguro Social (INSS). Na ação, os políticos pedem explicações sobre as fraudes e questionam o ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Ao resolver que o poder público se pronuncie, o juiz Waldemar de Roble também determinou que o Ministério Público Federalista se manifeste sobre a questão. Nos pedidos, Nikolas e Kilter pedem que o governo, o INSS e Lupi sejam condenados a ressarcir os cofres públicos em ao menos R$ 6,3 bilhões, além de restituir os valores aos aposentados afetados.
Manancial/Créditos: Pleno News
Créditos (Imagem de envoltório): Reprodução
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/justica-da-48-horas-para-governo-lula-explicar-fraudes-no-inss/Manancial/Créditos -> Aliados Brasil Solene