O deputado estadual Alan Lopes (PL) recebeu, nesta terça-feira (6), suporte de parlamentares de diferentes correntes ideológicas na Parlamento Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), posteriormente se tornar fim de ameaças de morte e de uma polêmica envolvendo o uso de um coche solene para levar sua filha à escola.
O caso veio à tona depois de uma reportagem exibida no RJ2, da TV Mundo, na segunda-feira (5), que mostrou imagens do deputado utilizando o veículo institucional para transportar a filha de 14 anos, uma vez que medida de segurança. A situação gerou possante repercussão e levou Lopes a se manifestar no plenário da Alerj, onde denunciou as ameaças recebidas e criticou a exposição da filha e da instituição de ensino na material jornalística.
— A extensão do nosso procuração também é a nossa lar e também é a nossa família. Eu nunca vou deixar de utilizar todos os instrumentos possíveis para prometer a resguardo da minha família e a minha resguardo — afirmou o parlamentar, visivelmente emocionado.
Segundo informações de um relatório de perceptibilidade compartilhado com as polícias Social e Militar, há ameaças concretas contra Alan Lopes, que tem uma vez que principal bandeira o combate à prevaricação. O parlamentar mencionou ainda que os colegas Rodrigo Amorim (União Brasil) e Filippe Poubel (PL) também foram fim de ameaças recentes.
Lopes repudiou veementemente a reportagem e cobrou uma regulamentação formal do uso de carros oficiais por parlamentares, principalmente em contextos de segurança pessoal.
— Não vão me intimidar com denúncias nem com esse tipo de sugestão — disse, pedindo providências ao presidente da Lar.
O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União Brasil), acolheu o pedido e prometeu colocar em votação uma proposta de regulamentação.
— Não vi ilicitude nenhuma no caso. Vamos regulamentar a situação. Seria ruim se o Alan estivesse de sunga tomando cerveja no coche solene. Aí, sim, seríamos implacáveis no Parecer de Moral — ironizou Bacellar, reforçando a urgência de critérios claros e justos.
A solidariedade se estendeu por todo o plenário. Deputados uma vez que Rodrigo Amorim, Tia Ju (Republicanos), Chico Machado (Solidariedade), Filippe Poubel e Luiz Paulo (PSD) expressaram suporte a Lopes. Até mesmo o deputado Yuri Moura (PSOL), inimigo político, condenou as ameaças e ressaltou que, em casos uma vez que esse, “as diferenças ideológicas devem ser deixadas de lado”.
— Quem faz o controle mais rigoroso corre maior risco, não do bandido geral, mas daquele que tem interesses contrariados. A regulamentação é bem-vinda para mostrar os deveres e direitos de cada um — concluiu Luiz Paulo.
Créditos (Imagem de capote): Foto: Octacilio Barbosa/Alerj
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/sob-ameaca-de-morte-alan-lopes-une-alerj-e-recebe-apoio-ate-de-opositores/Nascente/Créditos -> Aliados Brasil Solene