Seu Darci Pelisser, de 79 anos, estava em mais um dia de lida com o mancheia no campo. Morador da localidade de Pedra de Resmonear, em Maquiné, no Litoral Setentrião gaúcho, foi surpreendido no domingo (4) pelo ataque do que acredita ser um puma.
Na manhã desta terça-feira (6), a reportagem conversou com a esposa de Darci, Celaci Pelisser. Ela contou que o idoso se recupera em vivenda. No dia do ataque, segundo a esposa, ainda era para ele estar de repouso, pois recentemente fez cirurgia de safena. Mesmo assim, o cultor resolveu tocar o trabalho no campo.
Segundo Celaci, ele estava à cavalo, na companhia do cão da família. O cachorro teria começado a latir para uma extensão com vegetação mais densa. Para ver do que se tratava, Darci teria descido do cavalo e se aproximado do ponto na direção do latido cão.
“Ele foi de curioso. O cachorro estava latindo, ele desceu do cavalo, porque onde tinha esse lugar o cavalo que ele estava não conseguia entrar lá, ele foi caminhando e o puma saltou nele, derrubou ele”.
Darci tentou se proteger com um facão que carregava junto de si. Celaci conta que ele não sabe se chegou a atingir o bicho, mas foi o cachorro que ajudou a parar o ataque.
“Quando ele avançou no meu marido, o cachorro ajudou”, conta a esposa. Segundo ela, o cachorro não ficou ferido.
O Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) está à procura do puma, também chamado de onça-parda. Os agentes conversam com populares e vizinhos da residência em que ocorreu o ataque para facilitar nas buscas.
Segundo o Tenente Jeferson Zanini, do Comando Ambiental, há incidência da espécie na região, mas a população não há o que temer, já que ataques a humanos uma vez que nascente não possuem registros.
O CABM já acionou o IBAMA e a SEMA-RS para que as medidas técnicas e legais cabíveis sejam adotadas, incluindo o monitoramento do bicho e a avaliação de riscos para a população sítio.
A orientação à população é para que mantenha intervalo de animais silvestres de grande porte e acione imediatamente o telefone 190 ou o Batalhão Ambiental mais próximo em caso de avistamento.
Manadeira/Créditos: CNN
Créditos (Imagem de cobertura): Reprodução
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/foi-ver-de-curioso-diz-esposa-de-idoso-atacado-por-onca-parda-no-rs/Manadeira/Créditos -> Aliados Brasil Solene