Montadora de veículos reportou uma queda de 14% na receita líquida no 1º trimestre de 2025
A Stellantis –montadora de veículos que controla empresas uma vez que Fiat, Jeep e Citroën– informou nesta 4ª feira (30.abr.2025) que adiou suas projeções financeiras para 2025 por justificação das tarifas aplicadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano).
Em nota de apresentação de resultados do 1º trimestre deste ano, a companhia disse que a decisão foi tomada por justificação das “incertezas” provocadas pela estratégia mercantil da Mansão Branca. Eis a íntegra do documento (PDF – 509 kB, em inglês).
No período, a receita líquida da Stellantis alcançou 35,8 bilhões de euros, queda de 14% diante de o mesmo período do ano pretérito. Os motivos: redução nos volumes de embarques e preços desfavoráveis.
A montadora declarou que o processo de seleção do seu novo CEO deve ser concluído no 1º semestre de 2025 –o incumbência está vago desde dezembro de 2024.
Mal Trump anunciou a taxação de diversos parceiros comerciais, a Stellantis anunciou a exoneração temporária de 900 funcionários. Outro efeito da disputa mercantil foi a paralisação de fábricas no México e no Canadá.
Depois dos anúncios da companhia e de conversas com outras montadoras de veículos, o governo dos EUA voltou detrás e isentou as fábricas no México e no Canadá das tarifas por 1 mês.
A decisão da Mansão Branca veio depois de uma reunião com a Coligação pela Inovação Automotiva, organização que representa as principais montadoras dos EUA (com exceção da Tesla). A entidade disse ao presidente norte-americano que as medidas comerciais provocaram um aumento de 25% no preço dos veículos.
https://www.poder360.com.br/poder-economia/stellantis-suspende-projecoes-financeiras-por-causa-das-tarifas/ / Manancial/Créditos -> Poder 360