Ministros do Supremo Tribunal Federalista (STF) enxergam na ordem de prisão emitida por Alexandre de Moraes contra o ex-presidente Fernando Collor uma espécie de recado soturno direcionado ao ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL).
Segundo apuração da jornalista Andréia Sadi, da GloboNews, a teoria seria sinalizar para Bolsonaro que tentativas de atrasar o início do cumprimento de uma eventual pena não funcionarão.
Moraes rejeitou um recurso apresentado pela resguardo de Collor, afirmando que eles tinham caráter “meramente protelatório”, ou seja, visavam somente postergar o início de sua punição. Ele lembrou que, conforme o regimento da Suprema Namoro, embargos infringentes só poderiam ser realizados se Collor tivesse obtido quatro votos de perdão, não exclusivamente dois.
O magistrado determinou a prisão imediata do ex-presidente, que foi réprobo a oito anos e dez meses de prisão por participação em um esquema de prevaricação na BR Distribuidora. A ação foi um desdobramento da extinta Operação Lava Jato.
O ministro ainda submeteu a sua decisão ao plenário do STF, para que os colegas a confirmem ou não. Isso porque, ao contrário de Bolsonaro, Collor foi julgado no plenário, e não em uma turma específica.
Para ministros ouvidos por Sadi, a ação de Moraes visa gerar um precedente para evitar possíveis questionamentos de Bolsonaro a uma eventual prisão, e indicar que ele só pode apresentar embargos infringentes se tiver ao menos dois votos em prol da perdão (o número é menor que o requerido no caso de Collor, porque Bolsonaro é julgado na Primeira Turma, composta por cinco dos 11 ministros).
Ou por outra, para os magistrados ouvidos, a decisão reforça que caso o líder conservador apresente um recurso contra a pena, ele não será analisado no plenário da Namoro, mas sim na Primeira Turma, onde o líder da direita está sendo julgado.
Collor foi recluso na madrugada desta sexta-feira (25), em Maceió (AL), quando se deslocava para Brasília “para cumprimento natural da decisão do ministro Alexandre de Moraes”. Ele passou por audiência de custódia e continuará recluso na superintendência da Polícia Federalista em Maceió. Informações Pleno News
https://jornalbrasilonline.com.br/para-ministros-do-stf-prisao-de-collor-e-recado-a-bolsonaro//Manadeira/Créditos -> JORNAL BRASIL ONLINE