Gerente da Justiça do Arizona classifica política tarifária de Trump uma vez que “insana”; Estados contestam validade da medida
Doze Estados norte-americanos entraram com uma ação contra o governo de Donald Trump (Partido Republicano) na Incisão de Negócio Internacional dos Estados Unidos, em Novidade York, nesta 4ª feira (23.abr.2025). Eles contestam a validade da política tarifária de Trump, alegando que ela tem prejudicado a economia do país.
A ação, conforme noticiado pela AP (Associated Press), desafia a base lítico das tarifas impostas por Trump, argumentando que exclusivamente o Congresso teria domínio para aplicá-las. Os chefes dos departamentos de Justiça dos Estados, incluindo Oregon, Arizona e Novidade York, afirmam que a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional só permite ao presidente impor tarifas em situações de emergência que representem uma ameaço incomum e extraordinária.
“Trump tem usado essa lei para impor tarifas imensas e voláteis, sem justificativa legítima, causando instabilidade econômica”, diz o documento. A ação pede que as tarifas sejam declaradas ilegais e que sua emprego seja bloqueada.
A director do Departamento de Justiça do Arizona, Kris Mayes, classificou o esquema tarifário de Trump uma vez que “insano” e “economicamente irresponsável e proibido”. William Tong, secretário de Justiça de Connecticut, disse que as “tarifas caóticas e ilegais de Trump são um imposto enorme sobre as famílias de Connecticut e um sinistro para os negócios e empregos” no Estado.
A ação segue um processo similar iniciado na semana passada pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom (Partido Democrata), que também contesta a política tarifária de Trump, alegando perdas de bilhões de dólares para o Estado, o maior importador do país.
Em resposta às críticas, Kush Desai, porta-voz da Vivenda Branca, defendeu as medidas tarifárias uma vez que necessárias para enfrentar uma “emergência pátrio que está dizimando as indústrias norte-americanas” e deixando os trabalhadores do país “para trás.”
Dentre os Estados listados uma vez que autores do processo, somente Nevada e Vermont têm governadores do Partido Republicano. Os Estados são:
- Arizona;
- Colorado;
- Connecticut;
- Delaware;
- Illinois;
- Maine;
- Minnesota;
- Nevada;
- Novo México;
- Novidade York;
- Oregon;
- Vermont.
O Departamento de Justiça dos EUA ainda não se pronunciou sobre a ação judicial.
Attorney general
Nos Estados Unidos, o incumbência ocupado por Kris Mayes e William Tong se labareda “attorney general”. Embora o termo seja frequentemente traduzido uma vez que “procurador-geral”, suas atribuições diferem significativamente das do incumbência com esse nome no Brasil.
Leia mais:
https://www.poder360.com.br/poder-internacional/12-estados-dos-eua-processam-trump-por-tarifaco/ / Manadeira/Créditos -> Poder 360