O governo dos Estados Unidos anunciou novas restrições de visto contra 250 integrantes do regime da Nicarágua, em resposta às persistentes violações de direitos humanos perpetradas sob o comando do ditador Daniel Ortega e de sua esposa, Rosario Murillo. A medida foi confirmada na última sexta-feira (18) pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, que voltou a qualificar o regime nicaraguense uma vez que “inimigo da humanidade”.
As sanções se somam a um conjunto crescente de medidas adotadas ao longo dos últimos anos, com o objetivo de pressionar politicamente a ditadura centro-americana. Rubio, que assumiu um tom duro contra o governo de Ortega, destacou que o regime não exclusivamente oprime o povo nicaraguense, mas representa uma ameaço direta à segurança dos Estados Unidos.
“O governo Trump não tolerará ameaças à segurança dos EUA vindas de um regime que instrumentaliza a imigração e posiciona a Nicarágua uma vez que um núcleo para imigrantes ilegais que tentam cruzar nossa fronteira”, declarou Rubio. “Hoje o Departamento de Estado tomou medidas para impor restrições de visto a mais de 250 funcionários do regime nicaraguense, visando os comparsas da dinastia autoritária Ortega-Murillo.”
Desde 2018, quando protestos massivos contra Ortega foram duramente reprimidos, a comunidade internacional vem denunciando as práticas autoritárias da governo nicaraguense. Mais de 350 pessoas foram mortas na violenta resposta estatal, e dezenas de milhares de nicaraguenses foram forçados ao exílio. Relatórios da ONU descrevem o regime uma vez que um sistema que eliminou a separação entre partido e Estado, consolidando um poder concentrado nas mãos do par Ortega-Murillo.
Rosario Murillo, além de primeira-dama, exerce o missão de copresidente — um panelinha institucional sem precedentes no país, resultado de mudanças constitucionais promovidas por Ortega para manter o poder em família.
Rubio também anunciou que, com o novo pacote de sanções, os Estados Unidos já aplicaram restrições de visto a mais de 2 milénio integrantes do regime desde o início das ações, em uma tentativa de isolar diplomaticamente o governo nicaraguense e ampliar o cerco a figuras-chave da governo.
https://agoranoticiasbrasil.com.br/2025/04/eua-impoem-restricoes-de-visto-a-250-membros-do-regime-ortega-murillo-na-nicaragua-inimigos-da-humanidade-diz-marco-rubio/ / Manancial/Créditos -> Agora Noticias Brasil