O presidente dos EUA, Donald Trump, criticou duramente o presidente do Federalista Reserve (Fed, o banco medial do país), Jay Powell, nesta quinta-feira, dizendo que ele estava sempre “retardado e inexacto”. Disse ainda que Powell deveria reduzir os juros já e que os “EUA estão enriquecendo com as tarifas”.
“O BCE deve trinchar as taxas de juros pela 7ª vez e, mesmo assim, o ‘Jerome Powell Procrastinado Demais’ do Fed, que está sempre ATRASADO DEMAIS E ERRADO, divulgou ontem um relatório que foi mais um — e típico — completo sinistro!”, disse Trump na sua rede social Truth Social.
“Os preços do petróleo estão caindo, os mantimentos (até os ovos!) estão mais baratos, e os EUA estão ENRIQUECENDO COM AS TARIFAS. O Procrastinado deveria ter reduzido as taxas de juros, uma vez que o BCE, há muito tempo, mas certamente deve reduzi-las agora. O término do procuração de Powell não pode chegar rápido o suficiente!”, complementou.
Publicidade
Na véspera, Powell divulgou números que projetavam subida da inflação e indicou que o Fed poderia manter os juros altos para controlá-la, mesmo diante dos riscos de uma recessão.
Especialistas dizem que, com as tarifas impostas por Trump, produtos consumidos pelos americanos ficarão mais caros, pressionando o índice de preços.
O republicano anunciou uma pausa de 90 dias para as tarifas recíprocas, mas manteve a sobretaxa mínima de 10% sobre todos os seus parceiros comerciais. Tarifas sobre produtos específicos, uma vez que a de 25% sobre o aço, também estão em vigor. E a China, de onde vem boa segmento dos bens consumidos nos EUA, ficou de fora da suspensão temporária dos tributos.
Diante da guerra mercantil, o Banco Meão Europeu (BCE) deve reduzir as taxas nesta quinta-feira, em meio a preocupações com o impacto sobre o propagação econômico.
Já o Fed manteve as taxas estáveis neste ano posteriormente reduzi-las três vezes consecutivas em 2024, incluindo um galanteio significativo de meio ponto percentual em setembro. A próxima reunião do banco medial americano está marcada para maio. E tudo indica que os juros serão mantidos.
Com relação à saída de Powell do Fed, não ficou evidente no post de Trump se ele estava se referindo ao término programado do procuração uma vez que presidente do BC americano, previsto para maio de 2026, ou se pretendia removê-lo antes disso.
Trump tem sido um crítico frequente de Powell, pedindo que ele reduza os custos de empréstimos. No início deste mês, Trump escreveu em letras maiúsculas na sua rede social: “CORTE AS TAXAS DE JUROS, JEROME, E PARE DE FAZER POLÍTICA!”
Mas em dezembro, ele disse à NBC News que não pretendia destituir Powell antes do término de seu procuração.
No exposição de quarta-feira ao Economic Club de Chicago, Powell disse nunca seria influenciado por pressões políticas.
— As pessoas podem expressar o que quiserem… mas nós faremos o que fazemos de forma estritamente isenta de considerações políticas ou outros fatores externos — afirmou.
Créditos (Imagem de cobertura): Donald Trump critica Jerome Powell, presidente do FED — Foto: Montagem
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/trump-diz-que-eua-estao-enriquecendo-com-as-tarifas-e-chama-presidente-do-fed-de-atrasado/Nascente/Créditos -> Aliados Brasil Solene