O presidente Donald Trump disse, nesta segunda-feira (14), que acredita que o Irã está propositadamente atrasando um concórdia nuclear com os Estados Unidos e que deve deixar qualquer iniciativa para desenvolver uma arma nuclear ou enfrentará um provável ataque militar às instalações atômicas de Teerã.
“Acho que eles estão nos incentivando”, disse Trump a repórteres depois que o enviado próprio dos EUA, Steve Witkoff, se encontrou em Omã no sábado com uma subida poder iraniana.
Tanto o Irã quanto os Estados Unidos afirmaram no sábado que mantiveram conversas “positivas” e “construtivas” em Omã. Uma segunda rodada está marcada para sábado (19), e uma manancial próxima ao planejamento disse que a reunião provavelmente será realizada em Roma.
Publicidade
A manancial, falando à Reuters sob quesito de anonimato, disse que as discussões visam explorar o que é provável, incluindo uma estrutura ampla de uma vez que seria um provável concórdia.
“O Irã precisa se livrar do noção de uma arma nuclear. Eles não podem ter uma arma nuclear”, disse Trump.
Questionado se as opções dos EUA para uma resposta incluem um ataque militar às instalações nucleares de Teerã, Trump disse: “Simples que sim”.
Trump disse que os iranianos precisam agir rápido para evitar uma resposta dura porque “eles estão muito perto” de desenvolver uma arma nuclear.
Os EUA e o Irã mantiveram conversas indiretas durante o procuração do ex-presidente Joe Biden, mas elas fizeram pouco ou nenhum progresso.
As últimas negociações diretas conhecidas entre os dois governos foram sob o portanto presidente Barack Obama, que liderou o concórdia nuclear internacional de 2015, posteriormente despovoado por Trump.
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/trump-ira-precisa-desistir-do-sonho-de-arma-nuclear-ou-tera-resposta-dura/Nascente/Créditos -> Aliados Brasil Solene