Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que pretende se reunir com ele e os líderes partidários da Vivenda logo em seguida o feriado da Páscoa. A iniciativa integra a ofensiva do Palácio do Planalto para melhorar o diálogo com o Congresso Pátrio em meio a um cenário político conturbado e de baixa aprovação.
O encontro terá moldes semelhantes ao realizado com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), em 2 de abril, na residência solene da presidência do Senado.
As reuniões foram prometidas por Lula a Motta e Alcolumbre durante a viagem presidencial ao Japão e Vietnã, e visam substanciar pontes com o Legislativo. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, deve escoltar Lula no encontro com os deputados. Segundo interlocutores do governo, ela está coordenando a agenda de pronunciação política e prevê mais quatro a seis reuniões com parlamentares nos próximos meses.
O gesto de Lula é visto dentro do governo uma vez que necessário diante do aumento das tensões com o Congresso, sobretudo em seguida movimentações recentes sobre o projeto de anistia a condenados pelo 8 de Janeiro, e a expectativa por votações importantes uma vez que a reforma tributária e projetos fiscais.
Outrossim, a movimentação vem no momento em que Lula enfrenta desafios na base governista e pressão por resultados, sobretudo com o ordinário índice de aprovação popular e cobranças por ações mais efetivas junto ao eleitorado evangélico e ao setor produtivo.
https://www.jornalbrasilonline.com.br/2025/04/lula-articula-nos-bastidores-para.html/Nascente/Créditos -> JORNAL BRASIL ONLINE