O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), quer assumir o trecho da capital da área de concessão da SuperVia, que opera os trens metropolitanos. O alcaide divulgou, nesta sexta-feira (11), que fez a proposta ao secretário estadual de Transportes, Washington Reis (MDB), como contrapartida para fomentar recursos para a expansão do metrô.
De acordo com Paes, a prefeitura está à disposição para liberar potencial construtivo que ajude a viabilizar o início das obras do sistema metroviário para atender à Zona Norte, Jacarepaguá e o Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. Além disso, o prefeito propôs que o estado promova imediatamente a integração do Riocard com o sistema Jaé.
“Queremos fazer com a SuperVia a mesma recuperação que fizemos com o BRT. São muitos anos de maus-tratos ao povo carioca com o péssimo serviço de trens que temos por aqui. Tenho certeza de que essa parceria dará muitos frutos”, afirmou Eduardo Paes.
Paes já acumula experiência na gestão do transporte público da cidade. Durante sua administração, foram implantados sistemas como os BRTs e os VLTs, além da construção de importantes estações como o Terminal Intermodal Gentileza e o Terminal Deodoro. Essas estruturas vêm se destacando por integrar diferentes modais, inclusive ônibus que chegam da Baixada Fluminense, oferecendo mais eficiência à mobilidade urbana do Rio.