Três dos quatro soldados americanos desaparecidos na Lituânia durante um manobra de treinamento na semana passada foram encontrados mortos nesta segunda-feira, informou o Tropa dos Estados Unidos. O pregão foi feito horas em seguida equipes de resgate terem restaurado, na noite de domingo, o veículo impenetrável dos soldados em um pântano. Agora, as operações de procura e resgate continuam para localizar o quarto soldado.
“Os soldados que perdemos nesta tragédia não eram exclusivamente soldados, eles faziam segmento da nossa família. Nossos corações estão pesados com uma dor que ecoa por toda a Partilha Marne, tanto no front quanto em lar”, declarou o Major-General Christopher Norrie, comandante da 3ª Partilha de Infantaria, em um enviado. “Estamos em luto junto às famílias e entes queridos desses extraordinários soldados. Mas a procura não termina até que todos estejam em lar”.
Os quatro soldados, cujas identidades estão sendo mantidas em sigilo pelas autoridades até que suas famílias sejam notificadas, pertenciam à 1ª Brigada Blindada, 3ª Partilha de Infantaria, baseada em Fort Stewart, na Geórgia. Eles e o veículo, um M88 Hercules, foram dados uma vez que desaparecidos na terça-feira, quando estavam conduzindo um treinamento de manutenção para restabelecer outro veículo militar dos EUA em uma extensão de exercícios na Lituânia.
Publicidade
O M88 — um grande caminhão impenetrável de reboque — foi encontrado na quarta, e as forças militares americanas e parceiras têm trabalhado sem parar desde logo para retirar o veículo de 70 toneladas do pântano. No enviado, o Major-General Norrie disse que “palavras não podem expressar” a “gratidão àqueles que ainda trabalham dia e noite nesses extensos esforços de procura e recuperação, com um compromisso inabalável de não resfolgar até que todos sejam encontrados”.
No início da semana, o Tropa dos Estados Unidos informou que centenas de soldados e agentes da lei, tanto americanos quanto lituanos, vasculharam a floresta densa e o terreno pantanoso em procura dos soldados desaparecidos. A operação de resgate exigiu equipamentos especializados para estabilizar o solo macio da região. O esforço contou com helicópteros e aeronaves militares lituanas, drones, escavadeiras, bombas de drenagem e várias centenas de toneladas de cascalho e terreno.
Para remover o M88, mergulhadores da Marinha dos EUA entraram no pântano para prender dois cabos ao veículo submerso. No entanto, a lodo dificultou o chegada ao veículo, e as equipes precisaram escavar e bombear chuva para fora do pântano. Outrossim, no domingo, os esforços foram mais prejudicados por um deslizamento de terreno, segundo Dovile Sakaliene, ministra da Resguardo da Lituânia, que descreveu a operação uma vez que uma “exaustiva guerra contra a força do pântano profundo”.
O Tropa dos Estados Unidos e as autoridades lituanas estão investigando a razão do acidente, embora um solene das Forças Armadas americanas na Europa tenha dito que os soldados podem ter saído da estrada e derrubado no pântano, ficando presos dentro do veículo.
A Lituânia e outros países do Leste Europeu que faziam segmento da União Soviética estão cada vez mais preocupados com a possibilidade de o presidente Donald Trump enfraquecer a confederação militar do Oeste. A participação do país nos esforços de resgate para encontrar os soldados desaparecidos demonstrou, segundo o mandatário lituano, Gitanas Nausėda, o valor da cooperação entre aliados. A vizinha Polônia, também membro da Otan, enviou engenheiros militares para ajudar na operação.
Do outro lado, tanto a Bielorrússia quanto a Rússia criticam frequentemente a Lituânia — membro da Otan e uma ex-República Soviética – por hospedar tropas americanas e de outros países aliados.
Poderoso veículo de resgate
Projetado para operar em cenários de combate intensos, o M88 Hércules é um dos mais robustos veículos de resgate do Tropa dos EUA. Sua principal função é restabelecer tanques danificados, remover obstáculos pesados e facilitar no transporte de equipamentos militares em terrenos desafiadores. Com esteiras largas, semelhantes às de tanques de guerra, ele é projetado para terçar terrenos acidentados, uma vez que lodo, neve e areia, sem comprometer sua segurança.
Sua velocidade máxima é de 40 km/h, um desempenho significativo para um veículo de sua categoria. Uma das principais características do M88 é o seu guindaste hidráulico, que pode levantar cargas de até 35 toneladas, permitindo o resgate de tanques pesados uma vez que o M1 Abrams. Outrossim, ele conta com um guincho de tração capaz de retrair veículos de até 70 toneladas, garantindo que blindados avariados possam ser removidos com eficiência. (Com New York Times)
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/tres-dos-quatro-soldados-americanos-desaparecidos-na-lituania-sao-encontrados-mortos/Manancial/Créditos -> Aliados Brasil Solene