Ministros do Supremo Tribunal Federalista (STF) estão avaliando que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode estar com um projecto de fuga em curso. A informação foi divulgada pela jornalista Andréia Sadi, no porta G1.
O Grupo Orbe, que tem recebido repasses milionários do governo Lula e lidera as verbas de publicidade institucional, mantém ampla interlocução com ministros do STF.
A proximidade ocorre, entre outras coisas, em coletivas exclusivas, antecipação de decisões antes mesmo da inclusão nos autos e participações de magistrados em programas da emissora para transmitir uma imagem positiva do Judiciário. Nos bastidores, há quem veja o Grupo Orbe porquê um porta-voz do governo Lula III e da atual constituição do Supremo. O G1, portal de notícias da emissora, publicou que a avaliação sobre um verosímil projecto de Bolsonaro teria partido de dentro da própria Galanteio.
A narrativa surge depois Eduardo Bolsonaro (PL) ter buscado refúgio nos Estados Unidos, externando instabilidade jurídica e o risco de medidas do ministro Alexandre de Moraes, que poderia apreender seu passaporte e, posteriormente, legislar sua prisão. O deputado tem denunciado no exterior o que enquadra porquê uma perseguição judicial contra opositores do governo Lula, incluindo seu pai, escopo de diversos processos no STF.
Em entrevista recente, Bolsonaro negou qualquer intenção de deixar o país para evitar as investigações. “A prensa especulando agora que vou fugir para a Embaixada dos Estados Unidos, não vou fugir, não vou transpor do Brasil”, declarou.
Outro ponto, segundo o G1, é que ministros do Supremo classificaram porquê um fracasso o ato realizado em Copacabana, que reuniu mais de 400 milénio pessoas em resguardo de Bolsonaro e da anistia aos presos do 8 de janeiro.
Apesar da grande mobilização e da repercussão internacional, a avaliação interna da Galanteio seria de que a sintoma não teve força e nem impacto significativo. Logo, na sustenção dos magistrados, o núcleo do ex-presidente pode ter um espetado uma medida de inflexão para a verosímil realização do suposto projecto de fuga.
https://www.jornalbrasilonline.com.br/2025/03/ministros-do-stf-consideram.html/Nascente/Créditos -> JORNAL BRASIL ONLINE