O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), foi agredido na madrugada de 23 de fevereiro de 2025. O incidente ocorreu durante o desfile da Mocidade Unida da Glória (MUG) no Sambão do Povo, em Vitória. Pazolini estava na extensão próxima ao galeria da prelo quando uma confusão começou. Ele foi atingido no rosto e caiu na avenida enquanto a escola se apresentava.
A confusão teve início com um varão, identificado uma vez que militar, tentando acessar uma extensão restrita do evento. Uma funcionária do governo estadual tentou impedi-lo, resultando em uma agressão contra ela por secção do sujeito. Pazolini interveio para cortar a pendência e começou a gravar a situação com seu celular. Nesse momento, o varão tomou o aparelho de suas mãos, intensificando o tumulto.
Uma mulher, que estava com o militar, acertou o rosto do prefeito com o que parecia ser uma peça de roupa. O golpe fez Pazolini perder o estabilidade e tombar na pista, conforme registrado em vídeos amplamente divulgados.
A primeira-dama, Paula Pazolini, tentou ajudá-lo enquanto seguranças agiam para moderar a situação. O varão foi imobilizado por pessoas próximas ao sítio.
Pazolini relatou posteriormente o ocorrido que sua intenção era prometer a segurança e registrar a agressão inicial contra a funcionária. Ele não precisou de atendimento médico e permaneceu no Sambão do Povo acompanhando os desfiles. A assessoria da prefeitura confirmou que o militar estava armado durante o incidente. A Polícia Militar foi acionada para atuar na ocorrência.
A mulher agredida pelo militar dirigiu-se a uma delegacia para realizar fiscalização de corpo de delito.
O desfile da MUG, quarta escola da noite no Grupo Privativo do Carnaval de Vitória, continuou posteriormente o tumulto. O caso está sob investigação da Polícia Social para esclarecer os detalhes. Autoridades locais ainda não divulgaram informações sobre a identificação do atacador.
O incidente gerou reações de parlamentares uma vez que o deputado federalista Evair de Melo (PP-ES), que expressou solidariedade ao prefeito. Pazolini é publicado por sua participação ativa em eventos culturais na cidade.
A agressão marcou a segunda noite dos desfiles no Sambão do Povo em 2025. O incidente segue em destaque no noticiário regional e pátrio.
https://www.jornalbrasilonline.com.br/2025/02/prefeito-e-agredido-no-rosto-perde-o.html/Manancial/Créditos -> JORNAL BRASIL ONLINE