Acaba de ser divulgada a novidade pesquisa do Instituto Datafolha. O resultado é muito ruim para Lula.
Eis o texto publicado pela Folha de S.Paulo analisando o resultado:
“A aprovação de Lula (PT) desabou em dois meses de 35% para 24%, chegando a um patamar inédito para o petista em suas três passagens pelo Palácio do Planalto. A reprovação também é recorde, passando de 34% a 41%.
Acham o governo regular 32%, na presença de 29% em dezembro pretérito, quando o Datafolha havia feito sua mais recente pesquisa sobre o tema. Neste levantamento, foram ouvidos 2.007 eleitores em 113 cidades, na segunda (10) e na terça-feira (11), com margem de erro universal de dois pontos para mais ou menos. O trambolhão demonstra o impacto de crises sucessivas pelas quais passa o governo, sendo a mais vistosa delas a do Pix. Ela ocorreu em janeiro, com a divulgação de que o governo iria estrear a vistoriar transações superiores a R$ 5.000 pela modalidade instantânea de transferência bancária.
Ato contínuo, houve uma cobrança da oposição, sugerindo controle indevido, e uma enxurrada de fake news dizendo que haveria uma taxação do Pix. O governo ficou atônito, e restou à Herdade do ministro Fernando Haddad (PT) revogar a medida.
Lula preferiu atribuir o fiasco à sua notícia e trocou a chefia do setor, promovendo o marqueteiro baiano Sidônio Palmeira para a vaga do petista Paulo Pimenta. Os problemas, todavia, continuaram.
A inflação de víveres é um foco metódico de preocupação, e o presidente não contribuiu com frases porquê aquela na qual sugeriu que as pessoas parassem de comprar comida faceta. Se na teoria parece lógico, soou porquê um lavar de mãos, devidamente aproveitado pela mais hábil oposição.
Resultado: Lula colheu a pior avaliação de sua vida porquê presidente. Antes, havia atingido 28% de ótimo e bom em outubro e dezembro de 2005, no auge da crise do mensalão, em seu primeiro procuração (2003-06). Já o maior índice de ruim e péssimo fora registrado em dezembro pretérito (34%).”
Se o Datafolha diz isso, certamente a situação deve ser muito pior.
Lula derrete. O desgoverno acabou. Jornal da Cidade