O presidente americano, Donald Trump, solicitou que meios de informação porquê Reuters, Politico e o New York Times, restituam milhões de dólares recebidos do governo dos EUA. Em diversas publicações em redes sociais na última quinta-feira, Trump declarou que numerário público foi utilizado “para comprar” a mídia.
O surgimento da demanda ocorre no contexto de um esforço abrangente de economia pelo governo Trump. Elon Musk, nomeado por Trump para supervisionar a eficiência governamental, já havia caracterizado o financiamento da mídia porquê “um enorme desperdício de numerário dos contribuintes”.
“Por que o Politico foi pago milhões de dólares por zero. Comprando a prensa??? Devolvam o numerário aos contribuintes! Quanto o fracassado New York Times pagou? Esse é o numerário que o mantém franco??? Eles estão comprando a prensa!” Trump escreveu em sua plataforma de mídia social Truth Social.
“Parece que a Reuters da esquerda radical foi paga $9.000.000 pelo Departamento de Resguardo para estudar ‘desengano social em grande graduação.’ Devolvam o numerário, agora!” Trump escreveu em um post subsequente.
Musk, primeiro do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), identificou previamente um contrato de $9 milhões entre o Pentágono e uma filial da Reuters. O contrato, que se estende de 2018 a 2022, tinha porquê objetivo pronunciado a elaboração de dois projetos denominados Resguardo de Engenharia Social Ativa (ASED) e Engano Social em Grande Graduação (LSD). Esta invenção fez com que Musk rotulasse a Reuters porquê “uma fraude totalidade”.
A sucursal de notícias respondeu dizendo que o contrato foi “distorcido” nas redes sociais.
Na semana anterior, o “jornal de esquerda” Politico foi intuito de críticas de Trump, com uma confirmação da Lar Branca de que as assinaturas governamentais para os serviços do veículo, no valor de $8 milhões, estavam sendo finalizadas.
O dirigente de Estado insinuou que agências porquê a Escritório dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), principal instituição de Washington responsável pelo financiamento de projetos políticos internacionais, tiveram bilhões de dólares desviados para financiar esteio favorável aos democratas. Tal certeza foi refutada por diversos meios de informação americanos, incluindo Politico, New York Times e Associated Press. A CNN foi além, classificando as acusações porquê “uma falsa teoria da conspiração de direita”.