Um pouco mais cedo do que o rotina, a chuva deixou toda a cidade em estado de atenção nesta sexta-feira (14) às 13h35. O término ocorreu quase duas horas depois, às 15h25
Conforme imagens do radar meteorológico do Núcleo Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo, houve chuva potente principalmente nas Zonas Sul e Leste, nas subprefeituras de Parelheiros, Capela do Socorro e Mooca.
Às 14h20, o CGE emitiu estado de alerta para a subprefeitura da Vila Prudente. Até 15h tinham sido identificados 10 pontos de enchente na capital. Sendo:
Publicidade
- Zona Setentrião: Rua José Bernardo Pinto e Avenida Olavo Fontoura;
- Núcleo: Rua Ana Cintra;
- Zona Oeste: Avenida Mar. de São Vicente;
- Zona Sul: Avenida Rubem Berta, Avenida Ibijau, Avenida José Maria Whitak
- Zona Leste: Avenida Vilela, Avenida Radial Leste, Rua Serra de Japi.
-
Devido ao enchente na região da estação Eng. Goulart, a Traço 12-Safira da CPTM foi afetada. O trem do Expresso Aeroporto, com saída às 15h, foi suspenso.
Às 16h, 68,4 milénio imóveis estavam de vontade elétrica na Grande São Paulo, de pacto com boletim da concessionária Enel.
O trânsito se intensificou na Avenida Presidente Forte Branco e na Marginal Tietê, na região da Ponte das Bandeiras, por conta do enchente. Uma extensa fileira de veículos se formou na via .
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que a Resguardo Social realizou 31 atendimentos no período das 7h às 18h30 desta sexta-feira (14).
Foram 27 ocorrências para queda de árvores (três na Zona Leste, cinco na Zona Setentrião, cinco na Zona Sul e 14 na região Núcleo-Oeste), além de três ocorrências de deslizamento na Zona Sul e uma ocorrência de desabamento também na Zona Sul. A Resguardo Social atuou com 228 agentes e 47 viaturas.
A Companhia de Engenharia de Tráfico (CET) registrou nove semáforos apagados por falta de vontade, quatro por omissão e cinco em amarelo piscante. Às 18 horas, a lentidão alcançou 794 km.
Segundo o Núcleo de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a cidade registrou 15,7 mm de chuvas.
Pedestres enfrentam temporal no bairro da Mooca, na zona leste de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (14). —
Tendência para os próximos dias
Os próximos dias seguem com condições típicas de verão, ou seja, sol e calor com pancadas isoladas de chuva no final das tardes. A Capital paulista permanece em estado de atenção para altas temperaturas.
No sábado (15), o tempo segue roubado com sol entre nuvens na Capital paulista. As temperaturas variam entre mínimas de 20°C e máximas que podem chegar aos 32°C.
Entre o meio da tarde e o início da noite retornam as condições para chuvas na forma de pancadas, que podem apresentar de moderada a potente intensidade com raios e rajadas localizadas de vento.
O domingo (16) deve apresentar sol entre nuvens e temperaturas em rápida elevação, com termômetros variando entre mínimas de 21°C e máximas que podem chegar aos 33°C. No final da tarde a nebulosidade aumenta e há condições para chuvas na forma de pancadas isoladas.
Manancial/Créditos: G1
Créditos (Imagem de cobertura): Foto: Registo Pessoal