O ex-governador de Goiás e atual presidente do PSDB, Marconi Perillo, é o principal branco da Operação Panaceia, realizada pela Polícia Federalista nesta quinta-feira (6).
A ação visa aprofundar uma investigação sobre desvios de recursos da Saúde no governo do estado de Goiás. Durante o cumprimento dos mandados, os policiais federais fizeram buscas na lar de Marconi.
Ao todo, estão sendo cumpridos 11 mandados de procura e inquietação — dez em Goiânia e um em Brasília. Aliás, a 11ª Vara Federalista do Província Federalista determinou o bloqueio de mais de R$ 28 milhões dos investigados.
A Polícia Federalista e a Controladoria Universal da União (CGU) afirmam ter encontrado indícios de desvios entre 2012 e 2018, na idade em que Marconi era governador. As irregularidades envolvem a gestão de dois hospitais estaduais referência em atendimentos de urgência e emergência.
Além do meandro de recursos (peculato), também são investigados os crimes de depravação ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de capitais. A soma das penas máximas cominadas aos respectivos crimes pode ultrapassar os 40 anos.
O polítco e o PSDB foram procurados, mas ainda não há resposta.