Depois sentenciar pelo recuo da medida de fiscalização da Receita Federalista sobre o Pix, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá receber o prefeito de Recife, João Campos (PSB) para uma reunião nesta quinta-feira (16), no Palácio do Planalto.
Fontes do Planalto afirmam que o presidente quer ouvir Campos sobre redes digitais. A conversa surge durante a reformulação da Secom, que procura melhorar o desempenho online do governo.
A performance do prefeito de Recife na internet é frequentemente usada uma vez que exemplo de sucesso para a esquerda, que demonstra dificuldade em se enviar digitalmente. Unicamente no Instagram, Campos tem 2,8 milhões de seguidores, sendo o prefeito mais ‘seguido’ do Brasil. No Tik Tok, o prefeito tem quase 900 milénio seguidores. Depois reeleito com 78% dos votos, Campos serviu de cabo eleitoral de candidatos de esquerda e ajudou a divulga-los na internet.
Ao assumir a Secom, Sidônio Palmeira trouxe junto Mariah Queiroz, que atuou com as redes sociais do prefeito do Recife, João Campos (PSB). O marqueteiro de Campos, Rafael Marroquim, também foi sondado. Rejeitou o invitação, mas deve atuar uma vez que uma espécie de mentor informal.
Ainda durante a crise sobre a norma do Pix, a consultoria Bites mostrou que vídeos da oposição nas mídias digitais geraram 20 vezes mais engajamento do que os conteúdos da base governista.
Postagens de deputados do PL totalizavam 4,6 milhões de interações contra pouco mais de 218 milénio de parlamentares do governo.