O deputado federalista Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou, nesta segunda-feira (13), que irá trabalhar para derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto que equipara o diabetes tipo 1 a uma deficiência. A enunciação foi feita em uma postagem na rede social X.
Nikolas criticou o governo, afirmando que oriente é mais um veto que prejudica pessoas vulneráveis, citando porquê exemplo a decisão anterior contra o auxílio às vítimas do zika vírus.
– Depois de vetar o projeto que garantia auxílio às pessoas com deficiência em decorrência do zika vírus, o Governo Lula agora vetou também o projeto que equipara o diabetes tipo 1 a uma deficiência – escreveu.
Publicidade
O parlamentar destacou que murado de 600 milénio pessoas convivem com o diabetes tipo 1 no Brasil, e chamou a atenção para a falta de diagnóstico adequado.
– Uma em cada nove delas morre por não receber o diagnóstico correto – afirmou o deputado mineiro.
Nikolas também citou exemplos internacionais para justificar sua posição. Segundo ele, países porquê Estados Unidos, Reino Uno, Espanha e Alemanha já classificam o diabetes tipo 1 porquê uma deficiência legalmente reconhecida.
O deputado concluiu sua postagem reforçando seu compromisso com o tema.
– Votarei e lutarei para derrubar esse veto e prometer que essas pessoas tenham chegada aos cuidados e tratamentos necessários.
Com o veto presidencial, o projeto volta ao Congresso Vernáculo, que terá a missão de sentenciar se mantém ou derruba a decisão de Lula. Para isso, será necessária maioria absoluta nas duas casas legislativas.
Créditos (Imagem de revestimento): Nikolas Ferreira Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados