O apresentador José Luiz Datena protagonizou mais uma de suas famosas reclamações ao vivo, desta vez durante o programa ‘Tá na Hora’, da Rede TV. Enquanto entrevistava o solicitador do Denarc Fernando Santiago, Datena se irritou com a atitude da equipe de produção, deixando clara sua insatisfação:
“Agora eu virei marionete cá, viu, doutor Fernando. Os caras estão passando pergunta para eu fazer.”
O incidente aconteceu exclusivamente um mês em seguida a estreia do programa, marcando o retorno de Datena de sua folga de término de ano. Ele continuou o desabafo, demonstrando desconforto com a situação:
“Depois de 52 anos de jornalismo, eu sou obrigado a passar por situações que eu pensei que não ia passar mais na televisão brasileira.”
Entenda o Caso: Informação por Ponto Eletrônico
Nos bastidores dos telejornais, é prática generalidade que diretores e editores, que ficam na sala de controle (switcher), utilizem o ponto eletrônico — um aparelho de áudio usado no ouvido do apresentador — para sugerir perguntas ou comentários. Essa interação tem o objetivo de ajudar o âncora a conduzir melhor a entrevista, trazendo mais informações relevantes ao público.
No entanto, Datena, sabido por seu temperamento potente e por valorizar sua autonomia, parece não ter gostado dessa prática, considerando-a uma vez que uma interferência em seu trabalho.
Histórico de Atritos e Pavio Pequeno
O comportamento de Datena ao vivo não é novidade para quem acompanha sua curso. O apresentador tem um histórico de atritos com produções de programas que comandou ao longo dos anos.
Um incidente famoso ocorreu em sua estreia no SBT, quando Datena chamou a atenção do diretor responsável pela exibição de imagens. Durante a narração de uma ocorrência ao vivo, ele ironizou:
“Eu preciso manar de vez em quando cá para dar um tchau para o pessoal do SBT.”
Esses momentos de impaciência já se tornaram uma marca registrada de Datena, tanto que ele é sabido por sua personalidade espontânea e, por vezes, explosiva.
Prolongamento de Audiência do ‘Tá na Hora’
Apesar da polêmica, o programa ‘Tá na Hora’ tem registrado prolongamento de audiência desde a chegada de Datena à Rede TV. O telejornal frequentemente supera em audiência o ‘Brasil Urgente’, da Band, apresentado por seu rebento Joel Datena.
A chegada de Datena ao novo programa trouxe um estilo mais dinâmico e cativante, características que o consagraram uma vez que um dos principais nomes do jornalismo policial brasiliano. Mesmo com pequenas controvérsias, sua presença segue sendo um trunfo para alavancar o conduto.