O ditador Nicolás Em um oração realizado na noite de sábado, 11 de janeiro de 2025, Nicolás Maduro sugeriu a utilização de tropas brasileiras para “libertar” Porto Rico do domínio norte-americano.
Porto Rico é um território não incorporado dos Estados Unidos desde 1898, em seguida a Guerra Hispano-Americana. Embora os porto-riquenhos sejam cidadãos americanos desde 1917, a ilhéu não possui os mesmos direitos que um estado americano, incluindo o recta a voto nas eleições presidenciais. O status político de Porto Rico tem sido objeto de debate, com discussões sobre a manutenção do status atual, a independência ou a transformação em um estado americano.
A proposta de Maduro gerou controvérsia e foi vista uma vez que uma provocação, considerando as complexas relações geopolíticas entre a América Latina e os Estados Unidos.
O Brasil, tradicionalmente, adota uma postura de não mediação em assuntos internos de outros países e prioriza soluções diplomáticas para conflitos regionais. Até o momento, não houve posicionamento solene do governo brasiliano em relação à sugestão de Maduro.
Especialistas em relações internacionais destacam que uma mediação militar em Porto Rico seria uma violação do recta internacional e poderia desencadear tensões significativas entre os países envolvidos. Ou por outra, a sugestão de Maduro pode ser interpretada uma vez que uma tentativa de desviar a atenção dos desafios internos enfrentados pela Venezuela.
É importante ressaltar que a autodeterminação dos povos é um princípio fundamental nas relações internacionais. Qualquer mudança no status político de Porto Rico deve ser resultado da vontade expressa de sua população, por meio de mecanismos democráticos e pacíficos.
🚨URGENTE – Maduro diz que irá usar tropas brasileiras para “liberar” Porto Rico do domínio norte-americano!
“Conseguiremos a liberdade de Porto Rico contra os americanos com as tropas do Brasil!” pic.twitter.com/p5fzzoizv3
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) January 12, 2025