O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que toma posse no próximo dia 20, disse nesta terça-feira (7) que não descarta uma ação militar para assumir o controle do Meio do Panamá ou da Groenlândia. O presidente eleito defendeu também a fusão entre os EUA e o Canadá, sugeriu mudar o nome do Golfo do México e afirmou que os membros da Organização do Tratado do Atlântico Setentrião (Otan) deveriam aumentar os gastos militares.
Posso expressar o seguinte: precisamos deles [Canal do Panamá e Groenlândia] por motivos de segurança econômica. Não vou me comprometer com isso [descartar a ação militar]. Pode ser que tenhamos que fazer alguma coisa”.
No campo da geopolítica, Trump defendeu que os Estados-membros da Otan deveriam subir os gastos em resguardo para 5% do seu PIB — e não 2%, uma vez que está fixado hoje.
“Todos eles podem remunerar, mas deveriam estar em 5% e não em 2%. A Europa destina uma fração minúscula do quantia que nós destinamos.
Temos uma coisa chamada oceano entre nós, perceptível? Por que damos bilhões e bilhões de dólares a mais do que a Europa?”