Morreu nesta terça-feira (7) Jean-Marie Le Pen, líder histórico da direita francesa por quatro décadas e fundador do partido Frente Pátrio (FN). De entendimento com informações da AFP, Le Pen estava com a saúde debilitada, internado em uma moradia de repouso há semanas. Ele foi a óbito por volta das 12h “cingido por familiares”.
A notícia foi confirmada por Jordan Bardella, presidente do Reagrupamento Pátrio (RN), nome do FN desde 2018. Na publicação, ele disse que Le Pen “sempre serviu a França, defendeu sua identidade e sua soberania”.
A filha de Le Pen e sucessora de seu trabalho político, Marine Le Pen, teria sido pega de surpresa pela notícia. De entendimento com um enviado próprio da emissora France Info, que estava junto com ela em um avião na ocasião, Marine foi informada da morte por jornalistas. Ela estava voltando da ilhéu francesa de Mayotte rumo a Paris.
Nos seus últimos dois anos de vida, Jean-Marie foi internado diversas vezes, tendo sofrido um AVC (acidente vascular cerebral) em 2022 e um infarto em 2023.