Em dezembro de 2024, a Rede Orbe enfrentou um marco histórico negativo em sua trajetória, ao registrar a pior audiência mensal de sua história. Segundo dados do Ibope, a emissora alcançou uma média de exclusivamente 9,9 pontos na Grande São Paulo, ficando aquém dos dois dígitos pela primeira vez. Essa queda foi notável em confrontação com dezembro de 2023, quando a Orbe havia registrado uma média de 10,3 pontos no mesmo período. Esse recorde negativo reflete um cenário reptador não exclusivamente para a Orbe, mas para a televisão ensejo uma vez que um todo no Brasil.
A principal razão apontada para essa queda vertiginosa na audiência foi o desempenho ruim da romance “Mania de Você”, escrita por João Emanuel Carneiro. A produção bateu sucessivos recordes negativos ao longo do mês, destacando-se mormente no último dia do ano, quando marcou exclusivamente 13,2 pontos, o pior índice da história para o horário. Isso representou uma perda significativa de telespectadores, tirando o título de pior Ibope de “Travessia”, que tinha registrado 14,5 pontos em 31 de dezembro de 2022.
Além da romance, outros programas da Orbe também não conseguiram segurar a audiência. O dominical “Fantástico” viu sua menor audiência do ano, com a emissora enfrentando desafios para manter o público interessado em sua programação tradicional. A queda não foi exclusiva da Orbe; outras emissoras uma vez que Band e RedeTV! também sofreram com reduções na audiência, mas a atenção se voltou para a gigante dos Marítimo devido à sua liderança histórica no mercado televisivo brasílico.
Especialistas e comentários em redes sociais apontam para uma mudança no comportamento do público, com um aumento na transmigração para plataformas de streaming e teor online.
A audiência da TV ensejo tem sido vista uma vez que uma vítima da fragmentação do mercado de mídia e de uma audiência mais seletiva, que prefere consumir teor sob demanda. Outrossim, a crise econômica e a pandemia podem ter exacerbado essa tendência, com mais brasileiros buscando entretenimento em vivenda de formas alternativas.
A resposta da Orbe a essa veras tem sido repensar sua estratégia de teor, investindo mais em produções que possam atrair tanto o público tradicional da TV ensejo quanto os novos consumidores digitais.
No entanto, a audiência de dezembro de 2024 serve uma vez que um alerta para a emissora, indicando que uma reformulação ainda mais profunda pode ser necessária para restabelecer seu público e se ajustar às novas dinâmicas do consumo de mídia.