O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a sugerir que o Canadá se junte aos Estados Unidos da América e se torne sua 51ª unidade federativa. A enunciação ocorreu horas depois de o premiê canadense, Justin Trudeau, renunciar ao missão.
Na postagem, Trump apontou que “se o Canadá se fundisse com os EUA, não haveria tarifas, os impostos cairiam muito e eles, os canadenses, estariam TOTALMENTE SEGUROS da prenúncio dos navios russos e chineses que os cercam sempre”.
– Juntos, que grande região seríamos!!! – exclamou enfaticamente.
O republicano ainda garantiu que muitas pessoas “amariam” a anexação.
– Os Estados Unidos não podem mais suportar com os enormes déficits comerciais e subsídios que o Canadá precisa para se manter à tona. Justin Trudeau sabia disso e renunciou – acrescentou.
Essa não é a primeira vez que Trump se manifesta nesse sentido. Inicialmente, a teoria pareceu uma risota, mas aos poucos tem ganhado contornos de seriedade.
– Ninguém consegue responder por que subsidiamos o Canadá em mais de 100 milhões de dólares (R$ 617 milhões) por ano? Não faz sentido! Muitos canadenses querem que o Canadá se torne o 51º estado. Eles economizariam enormemente em impostos e proteção militar. Eu acho que é uma ótima teoria. 51º estado!!! – escreveu, em dezembro.