A esposa do ministro da Ensino, Camilo Santana, Onélia Leite Santana, teve o nome revalidado, nesta sexta-feira (13/12), para o incumbência de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) pela Reunião Legislativa do Ceará (Alece).
Onélia Santana foi sabatinada pela Percentagem de Constituição e Justiça (CCJ) da Alece e a indicação aprovada pelo plenário da Moradia Legislativa, apesar de manifestações contrárias de membros da oposição, porquê o deputado Alcides Fernandes (PL).
Segundo Fernandes, a família do ministro da Ensino já ocupa diferentes cargos dentro do funcionalismo do Executivo cearense.
Função no governo
Atualmente, Onélia Santana ocupa o incumbência de secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos. Ela assumiu o posto em abril de 2022, ao ser indicada pela logo governadora, Izolda Quartinho (PDT), ex-secretária-executiva do Ministério da Ensino.
Com a aprovação do nome para o incumbência de mentor do TCE-CE, Onélia Santana passará a receber um salário de R$ 39.717,69, segundo o Portal da Transparência do órgão.
Ela assume a cadeira no lugar de Alexandre Figueiredo, que faleceu em junho deste ano. O incumbência de mentor do TCE é vitalício.
Quem é Onélia Santana?
Onélia Maria Moreira Leite de Santana é formada em letras pela Universidade Regional do Cariri (Urca), com MBA em gestão pública e doutora em ciências da saúde pela Faculdade de Medicina do ABC-SP.