André Ventura, líder da extrema direita em Portugal, abandonou um comício e foi levado ao hospital nesta quarta-feira (13). Imagens mostram o momento em que ele leva a mão ao peito e é retirado às pressas do palco.
O político é o nome do “Chega” para o incumbência de primeiro-ministro nas eleições legislativas marcadas para domingo (18). O partido vem crescendo nas pesquisas, mas ainda aparece em terceiro lugar.
Na noite desta quarta, Ventura participava de um comício em Tavira, no sul do país. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram ele levando a mão ao peito e se abaixando logo em seguida tomar um copo de chuva.
Em seguida, o político foi cingido por assessores e retirado do palco. Segundo a prensa portuguesa, Ventura foi guiado para o Hospital de Faro, também no sul.
De harmonia com o jornal “Público”, o líder do Chega está “muito” e “consciente”. Ele deve passar por exames complementares ainda nesta noite. Já o “Expresso” informou que um eletrocardiograma feito dentro de uma ambulância não indicou alterações.
🇵🇹André Ventura, do Chega, levou a mão ao peito, abaixou-se e foi socorrido durante um compromisso político.
Até o primórdio desta madrugada em Portugal, a informação é que ele está em situação fixo, fora de risco. pic.twitter.com/eicxRGrwUB— Rafael Fontana (@RafaelFontana) May 13, 2025
Eleições em Portugal
Em março, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa dissolveu o Parlamento de Portugal e convocou novas eleições. Na ocasião, o logo primeiro-ministro, Luís Montenegro, perdeu um voto de crédito e deixou o incumbência.
A crise política começou em seguida Montenegro ser criminado de usar a posição para proporcionar uma empresa de consultoria administrada pelos filhos. Ele negou qualquer irregularidade.
Com isso, os portugueses vão às urnas pela terceira vez em pouco mais de três anos. As eleições anteriores ocorreram em março de 2024, quando a Coligação Democrática, liderada por Montenegro, venceu o Partido Socialista por menos de dois milénio votos.
As pesquisas mais recentes indicam que a coligação de Montenegro deve vencer novamente — desta vez com margem maior. Já os socialistas devem perder espaço, mas continuar porquê a segunda maior força política do país.
André Ventura e seu partido de direita radical Chega tiveram resultados expressivos, mas não se sabe se farão segmento do governo — Foto: Getty Images via BBC
https://agoranoticiasbrasil.com.br/2025/05/portugal-lider-da-direita-desmaia-em-pleno-discurso-e-e-socorrido/ / Nascente/Créditos -> Agora Noticias Brasil