Dias depois de publicar uma enunciação em resguardo do pastor profético Micah Turnbo, o pastor sênior da Vineyard Church Northwest, em Cincinnati (Ohio), Luke Haselmayer, decidiu remover seus comentários das redes sociais. A mudança ocorreu posteriormente críticas públicas sobre as experiências espirituais relatadas por Turnbo, que incluem viagens ao inferno e encontros com figuras históricas.
O pastor Haselmayer não quis comentar publicamente o caso, mas um porta-voz da igreja informou ao veículo que o pastor pretende abordar o tema com sua congregação.
Em sua postagem original, Haselmayer afirmou:
“Micah Turnbo não é um mentiroso. Micah Turnbo não está delirando. Deus confirmou sobrenaturalmente a identidade deste varão para mim mais vezes do que consigo recontar. Muitos de vocês já ouviram falar do sonho inesperado que tive em 2014, em que Deus, indiscutivelmente, o fez”.
O líder da Vineyard disse ainda saber Turnbo há mais de uma dezena:
“Sou companheiro íntimo de Micah há 11 anos. Já vi seu caráter em pessoal e em público. Já o vi ministrar em palcos e salas de estar. Ele tem sido consistente, confiável, pleno de bons frutos e sempre totalmente comprometido em guiar as pessoas para a amizade com Jesus”.
As controvérsias ganharam repercussão posteriormente o teólogo e youtuber Mike Winger, do ministério online BibleThinker, publicar um incidente em 3 de maio denunciando o que considera “afirmações inacreditáveis” feitas por Turnbo. Entre elas, Winger destacou o relato de Turnbo sobre visitas forçadas ao inferno durante a Páscoa, supostamente promovidas por Deus:
“Toda Páscoa, o Senhor me leva para o Inferno. Não é minha escolha. Ele quer fazer isso e eu não palato. O Senhor me permitiu sentar diante de demônios e fazer perguntas a eles”, disse Turnbo em um vídeo reproduzido por Winger.
Em sua estudo, Winger concluiu:
“Ele é um falso vidente, […] não tem jeito. Não sei uma vez que evitar isso. Ele é tão gentil que você se sente malvado ao manifestar isso, mas você é malvado de verdade se não disser”.
Winger afirmou também ter conversado diretamente com Haselmayer, que, segundo ele, se comprometeu a estimar as preocupações levantadas. Em uma atualização publicada na quarta-feira (8), Winger informou ter entrado em contato com líderes da denominação Vineyard, que estariam revisando a situação. Ele também orientou seus seguidores a agirem com cautela:
“Acho que devemos dar a eles um tempo, ser pacientes e deixá-los superar isso. É um pouco muito reptador e difícil para a igreja sítio, muito difícil para todos eles. Gostaria de tentar estender o supremo de perdão, condolência e gentileza verosímil a Micah e aos outros, mantendo a firmeza de que ele é perigoso para si mesmo e para os outros”.
Outras declarações de Turnbo geraram questionamentos, uma vez que a asseveração de que Deus Pai possui uma barba que ele gosta de tocar e que Jesus tem preferência por doces, enquanto o Pai aprecia “comida apimentada e salgada”. Turnbo ainda afirmou ter sido levado ao pretérito e presenciado a geração de Adão e Eva, além de manifestar que já conversou com Abraham Lincoln:
“Estou com Deus. Sabe, o Pai, no pescoço dele, e minhas mãos estão, eu senhoril a barba dele. […] Deus sai para passear. Ele tem coisas favoritas. Tipo, Deus adora comida apimentada e salgada. Jesus adora doces”.
“Eu sei uma vez que Ele se sente. Ele tem mãos. Ele tem pés. Ele me levou de volta no tempo para onde eu o vi formar Adão do pó […]. Eu já conversei com Abraham Lincoln antes”.
De negócio com informações do portal The Christian Post, apesar da crescente controvérsia, Micah Turnbo publicou uma reflexão em tom devocional em sua página no Facebook: “Bem no meu querido. Ele é radiante. Ele é o primeiro entre dez milénio. […] Ele me cobre com sua bandeira de paixão. Nele, eu me alegro e pranto. Nele, eu queimor e tremo de paixão”.
https://goodprime.co/vineyard-retira-apoio-pregador-diz-inferno-127558/ / Manadeira/Créditos -> Folha Gospel