As evidências da participação de membros do governo Lula no roubo bilionário aos aposentados e pensionistas do INSS começam a romper com mais nitidez. A inquietação de cadernos com anotações de Antonio Carlos Camilo Antunes, o “careca do INSS”, foi realizada durante a Operação Sem Desconto, deflagrada no último dia 23.
Os tais cadernos foram encontrados em Brasília, no escritório do “Careca do INSS”, suspeito de ser lobista e facilitador do esquema. Entre as anotações havia “Virgilio 5%” e “Stefa 5%”. A suspeita é que essas anotações se refiram a pagamentos feitos pelo “Careca do INSS” ao ex-procurador-geral do INSS Virgílio Oliveira Rebento e ao ex-presidente do instituto Alessandro Stefanutto.
Os dois foram afastados de seus cargos em abril por decisão da Justiça Federalista. Na semana passada, Carlos Lupi (PDT) deixou o Ministério da Previdência Social em meio à revelação do esquema.
Em nota, a resguardo de Stefanutto afirmou que a apontamento encontrada nos cadernos do lobista “não guarda qualquer conexão com fatos, valores ou atos praticados por Alessandro Stefanutto, tampouco com decisões adotadas em sua gestão”.
“Trata-se, ao que tudo indica, de citação apócrifa, sem autoria confirmada, contexto sabido ou valor probatório”, disse a resguardo.
Segundo as investigações, entidades porquê sindicatos “associavam” aposentados e pensionistas sem seu conhecimento e sua autorização, muitas vezes fraudando as assinaturas das vítimas. Com isso, faziam descontos mensais diretamente na folha de pagamento do INSS.
Esse tipo de desconto em folha é permitido pela lei desde 1991, desde que haja consentimento expresso do jubilado. As entidades, em tese, oferecem serviços porquê assessoria jurídica e descontos em planos de saúde, farmácias e academias.
Até o momento, a PF não sabe quantos aposentados e pensionistas foram lesados. A suspeita é que as fraudes tenham atingido muro de 4 milhões de pessoas. O governo prepara um projecto para ressarcir as vítimas.
https://jornalbrasilonline.com.br/2673-2//Nascente/Créditos -> JORNAL BRASIL ONLINE