A Percentagem de Esporte do Senado Federalista aprovou nesta quarta-feira (7) um requerimento que convida o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, para prestar esclarecimentos em audiência pública sobre “supostas condutas irregulares” e um “provável conflito de interesses” envolvendo decisão judicial que o manteve no missão.
O pedido, apresentado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE), questiona a legitimidade da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federalista (STF) Gilmar Mendes, que assegurou a permanência de Ednaldo na presidência da entidade. O parlamentar aponta provável conflito, uma vez que o magistrado é fundador do Instituto Brasílico de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), que mantém parceria com a CBF Academy, braço educacional da confederação.
“A seriedade da situação reside não unicamente nas alegações em si, mas também no impacto que elas podem ter sobre a credibilidade da CBF. A entidade, embora de natureza privada, exerce uma função social de extrema relevância para o país”, afirmou Girão ao justificar o requerimento.
Perícia questiona assinatura em documento decisivo
O caso ganhou novos contornos depois uma perícia indicar provável falsificação em uma das assinaturas que embasaram o consonância jurídico que manteve Ednaldo no missão. Segundo a perita Jacqueline Tirotti, a assinatura questionada seria de Antônio Carlos Nunes de Lima, o coronel Nunes, ex-presidente interino e vice da CBF. A estudo foi solicitada pelo vereador do Rio de Janeiro Marcos Dias (Podemos).
A CBF, por sua vez, negou ter tido chegada ao laudo pericial e criticou a divulgação da estudo, que classificou uma vez que precipitada e de uso midiático. “A CBF confia plenamente na Justiça brasileira e permanece à disposição das autoridades competentes para esclarecer quaisquer dúvidas que eventualmente surjam”, declarou a entidade em nota.
Bancada da esfera resiste à convocação
Apesar do progressão do requerimento, a presença de Ednaldo Rodrigues no Senado enfrenta resistência da chamada “bancada da esfera”, grupo suprapartidário formado por ao menos 22 parlamentares que tradicionalmente atuam em resguardo dos interesses do futebol. Esse grupo tem agido para blindar o presidente da CBF de convocações parlamentares, inclusive durante Comissões Parlamentares de Interrogatório (CPIs).
Ednaldo Rodrigues foi recentemente reeleito por saudação, com o esteio unânime das 27 federações estaduais e dos 40 clubes das séries A e B do Campeonato Brasílico. No entanto, a crescente pressão política e judicial sobre sua gestão pode tornar inevitável sua ida ao Congresso.
Compartilhe nas redes sociais
https://partidobrasiloficial.com.br/2025/05/07/presidente-da-cbf-sera-convidado-para-explicar-relacao-com-gilmar-mendes/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=presidente-da-cbf-sera-convidado-para-explicar-relacao-com-gilmar-mendes / Nascente/Créditos -> Partido Brasil Solene