Ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmaram presença na Feira Pátrio da Reforma Agrária, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terreno (MST), que ocorrerá de 8 a 11 de maio, em São Paulo. Apesar do MST ser coligado histórico do PT, Lula não participará do evento.
O presidente justificou sua exiguidade devido a uma viagem a Moscou, marcada para 6 de maio, onde participará das celebrações dos 80 anos da vitória soviética na Segunda Guerra Mundial, ao lado do presidente russo Vladimir Putin.
Ministros presentes na feira
Estão confirmadas as presenças de:
- Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário)
- Wellington Dias (Desenvolvimento Social)
- Márcio Macêdo (Secretaria-Universal)
- Marina Silva (Meio Envolvente)
- Cida Gonçalves (Mulheres)
- Luiz Marítimo (Trabalho e Trabalho)
- Geraldo Alckmin (vice-presidente e Desenvolvimento, Indústria e Negócio)
Evento ocorre posteriormente novo ciclo de ocupações promovidas pelo MST
A feira acontece logo posteriormente o Abril Vermelho, período de mobilização do MST em memória ao massacre de Eldorado do Carajás (1996). Neste ano, o movimento promoveu a invasão de 35 propriedades públicas e privadas em diferentes estados, superando as 31 ocupações registradas em 2023.
O MST tem pressionado o governo por avanços mais rápidos na reforma agrária, alegando que somente tapume de 5 milénio famílias foram assentadas desde o início do terceiro procuração de Lula, número considerado muito inferior das expectativas geradas pelas promessas de campanha.
Natividade/Créditos: Contra Fatos
Créditos (Imagem de toga): Divulgação
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/ministros-do-governo-lula-vao-a-evento-do-mst-apos-invasoes/Natividade/Créditos -> Aliados Brasil Solene