A ministra do Meio Envolvente, Marina Silva, foi convocada para estar na Percentagem de Lavra da Câmara para explicar sua participação na marcha do Acampamento Terreno Livre. Ela será ouvida na próxima quarta-feira (7).
O requerimento pela presença da ministra foi apresentado pelo deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), que é presidente da percentagem. O pedido aponta que Marina integrou a marcha do Acampamento Terreno Livre, na qual “manifestantes romperam a risca de resguardo da Polícia Militar do Província Federalista, derrubaram os gradis e invadiram o gramado do Congresso Vernáculo.
Em abril, manifestantes indígenas fizeram um protesto na extensão externa do Congresso Vernáculo.
– As Polícias Legislativas Federais da Câmara dos Deputados e do Senado Federalista utilizaram agentes químicos para sofrear a invasão e impedir a ingressão no Palácio do Congresso. Durante o ocorrido, inúmeros vídeos circularam mostrando que a ministra se encontrava na Esplanada dos Ministérios, em horário e momento próximos à tentativa de invasão – aponta o deputado no requerimento.
Nogueira argumenta que “necessário entender o que a ministra fazia no lugar e se, de alguma forma, estava envolvida ou fomentando o ato ou qualquer conduta correlata”.
O parlamentar quer ainda que a ministra diga quais medidas o Ministério do Meio Envolvente está adotando para “mitigar” o aumento dos focos de incêndios.
Marina também terá que prestar esclarecimentos ao colegiado sobre a construção de uma novidade rodovia em Belém (PA), planejada para recepcionar a COP30, em novembro deste ano, conforme requerimento do deputado Evair de Melo (PP-ES). As informações são da Oeste.
Créditos (Imagem de capote): Foto: Edilson Rodrigues/Sucursal Senado
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/marina-e-convocada-para-explicar-participacao-no-acampamento-terra-livre/Nascente/Créditos -> Aliados Brasil Solene