São Paulo — O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) chegaram no início da tarde deste domingo (6/4) na Avenida Paulista, na região medial de São Paulo, para a sintoma convocada pela anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
Mais de 500 pessoas já foram condenadas pelo Supremo Tribunal Federalista (STF) por participação nos atos antidemocráticos. As penas variam de três a 17 anos de prisão. Os crimes pelos quais foram condenados são: tentativa de supressão do Estado Democrático de Recta, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa e deterioração de patrimônio público.
A Oposição acredita que o Supremo, na figura do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, está perseguindo os apoiadores do ex-presidente, e que as penas impostas são exageradas. Por isso, articulam a aprovação de um projeto de lei no Congresso para anistiar todos os envolvidos nos atos de 8/1.
A anistia virou taxa única da sintoma deste domingo, ao contrário do que ocorreu em Copacabana, no Rio de Janeiro, há três semanas. E o batom, usado por Michelle Bolsonaro (PL) em um vídeo de convocação para a Paulista, virou o símbolo do ato de São Paulo.
O símbolo faz referência ao caso da cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, de 39 anos, que usou um batom para grafar a frase “Perdeu, mané” na estátua “A Justiça”, em frente ao STF, durante os atos de 8 de Janeiro. Ela ficou dois anos presa e agora está em regime domiciliar, no interno paulista.
Neste domingo, vários manifestantes levaram batom para a Avenida Paulista, dizendo que essa é a “arma” usada pelos bolsonaristas e pela qual Débora pode pegar 14 anos de prisão — os ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino já votaram pela pena por essa pena, mas o julgamento dela foi suspenso depois pedido de vista do ministro Luiz Fux.
Os manifestantes que se aglomeravam na Paulista desde cedo pediam a volta de Jair Bolsonaro à Presidência da República e cantavam uma música que virou símbolo das manifestações pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2025: “Vamos pra rua pra derrubar o PT”.
https://agoranoticiasbrasil.com.br/2025/04/bolsonaro-e-michelle-chegam-a-avenida-paulista-para-ato-pela-anistia/ / Manancial/Créditos -> Agora Noticias Brasil