O ex-presidente Jair Bolsonaro declarou “Eu recluso vou dar trabalho” em seguida a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federalista (STF) que o tornou réu por tentativa de golpe de Estado. A fala ocorreu em entrevista a jornalistas na tarde de 26 de março de 2025, logo em seguida o STF concordar, por unanimidade (5 a 0), a denúncia da Procuradoria-Universal da República (PGR) contra ele e sete aliados no caso da trama golpista em seguida as eleições de 2022.
Bolsonaro afirmou que, se estivesse no Brasil em 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília, estaria “recluso até hoje ou morto”. Ele disse: “Fui para os Estados Unidos, graças a Deus, porque se eu estivesse cá no dia 8 de janeiro, estaria recluso até hoje, ou morto, que eu sei que é sonho de alguns aí. Eu recluso vou dar trabalho.” Naquele momento, ele estava em Orlando, nos EUA, para onde foi em dezembro de 2022 em seguida perder a eleição para Luiz Inácio Lula da Silva, retornando ao Brasil exclusivamente em 30 de março de 2023.
A denúncia da PGR acusa Bolsonaro de liderar uma organização criminosa que buscou subverter o resultado eleitoral, enquadrando-o em crimes uma vez que tentativa de derrogação violenta do Estado Democrático de Recta, golpe de Estado, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. O julgamento, concluído hoje, abriu uma ação penal contra Bolsonaro, o general Walter Braga Netto e outros seis réus, uma vez que Mauro Cid e Mario Fernandes. O processo agora segue para a temporada de instrução, com depoimentos e apresentação de provas, antes de um veredicto final.
Bolsonaro chamou o processo de “político” e “infundado”, acusando o STF de agir rapidamente para prejudicá-lo antes de 2026, quando pretende concorrer novamente à Presidência, apesar de estar inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele insistiu que as acusações são pessoais e prometeu “novidades” futuras, sem especificar. A pena máxima, se sentenciado por todos os crimes, poderia inferir 39 anos de prisão, conforme analistas.
A frase “Eu recluso vou dar trabalho” indica uma intenção de resistir e mobilizar apoiadores, mesmo em caso de detenção.
https://www.jornalbrasilonline.com.br/2025/03/eu-preso-vou-dar-trabalho-diz-bolsonaro.html/Manadeira/Créditos -> JORNAL BRASIL ONLINE