A subida no preço dos ovos, que está sendo uma opção para quem quer forrar devido o valor das carnes, tem preocupado tantos os consumidores quando os comerciantes. De convenção com a Associação Brasileira de Supermercados, o valor do iguaria tem ficado maior desde a segunda quinzena de janeiro.
De convenção com a associação, o veste do ovo ter virado substituto da músculos para muitas famílias e o período de Quaresma, que começa em março e termina em abril, colaboram para a valorização do item.
– As empresas iniciaram o programa de provimento das lojas para atender à demanda sazonal da Quaresma, mas a restrição na oferta e os aumentos sucessivos de preços preocupam supermercados. Ou por outra, os consumidores também tem recorrido mais aos ovos de penosa devido à subida dos preços das demais proteínas – explicou o vice presidente do grupo ao jornal Folha de S. Paulo.
Ainda de convenção com o veículo, o preço dos ovos atingiu o maior patamar quotidiano em termos nominais da série histórica que começou em 2013.
A maior produtora de ovos de penosa do Brasil é a cidade de Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo. Lá, uma caixa com 30 dúzias de ovos brancos chegou a R$ 233,55, um aumento de 37,9% se comparado a fevereiro de 2024, quando a caixa com a mesma quantidade saia a R$ 169,33.