Uma pesquisa recente do Instituto Datafolha, divulgada na sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025, revelou que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva atingiu uma aprovação de unicamente 24%, marcando o menor índice de aprovação em seus três mandatos uma vez que presidente do Brasil.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 11 de fevereiro de 2025, com a participação de 2.007 pessoas em todo o país. Os resultados indicam uma queda significativa de 11 pontos percentuais desde a última pesquisa realizada em dezembro de 2024, quando a aprovação estava em 35%.
Além da aprovação, 41% dos entrevistados reprovaram o governo, um aumento de 7 pontos percentuais desde dezembro. Outros 32% consideraram o governo uma vez que regular, enquanto 2% não souberam ou não responderam à pergunta.
Levante é o pior patamar de aprovação de Lula em qualquer período de seus governos. Nos seus dois primeiros mandatos, a avaliação positiva do governo nunca caiu inferior de 38%. A queda abrupta na aprovação pode ser atribuída a vários fatores, incluindo desafios econômicos, políticas controversas e a percepção do público em relação ao desempenho administrativo.
Os resultados refletem uma mudança significativa na opinião pública sobre o governo atual, potencialmente influenciando o cenário político e as estratégias futuras do governo para restaurar a crédito dos eleitores.